Nomenclatura de Álcoois

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Hoje você vai sair daqui fera em nomenclatura de álcoois.

Primeiro de tudo, vamos relembrar rapidinho o que são álcoois. Álcoois são compostos orgânicos que apresentam na cadeia uma hidroxila, $OH$, ligada a um carbono saturado. Desse jeitinho aqui:

E como fazemos para nomear esse álcool? Primeiro de tudo, nós precisamos escolher qual será a cadeia principal. Essa cadeia principal deve conter o carbono ao qual a hidroxila está ligada e deve ser numerada de forma que a hidroxila fique associada ao carbono com menor número possível. Se liga aqui:

Uma vez definida a cadeia principal, nós vamos seguir esse padrão aqui:

Precisamos lembrar que esse prefixo da cadeia está relacionado com o número de carbonos que temos na cadeia principal. Os principais prefixos estão organizados bonitinhos na tabela abaixo, quando você precisar é só conferir:

Show de bola, vamos ver uns exemplos:

Mas e se o compostos for um poliálcool, ou seja, tenha mais de uma hidroxila na cadeia, como fazemos? Seguiremos o mesmo padrão, mas com duas diferenças: teremos que colocar no início o número dos carbonos que estão ligados a hidroxilas, separados por vírgula, e antes do sufixo de álcool, ol, acrescentaremos o sufixo que indica a quantidade de hidroxilas que tem na cadeia (di, tri, tetra ... ).

Exemplo:

E se tiverem ramificações na cadeia principal, como fazemos? Nesse caso, acrescentaremos, no início do nome do composto, o carbono ao qual a ramificação está ligada e o prefixo para a ramficação.

As ramificações mais comuns e seus prefixos são esses aqui:

Exemplo:

Caso tenha mais de uma ramificação, vamos citar elas no início do nome do composto, do jeitinho que vimos anteriormente, mas como são mais de uma vamos separá-las por vírgula e colocá-las em ordem alfabética.

E por último, mas não menos importante, caso haja alguma ligação dupla ou tripla na cadeia principal, trocaremos o intermediário "an" por "en" se for uma ligação dupla e por "in" se for uma ligação tripla. E devemos colocar também o número de carbono em que a ligação insaturada está.

Exemplo:

Sei que tem bastante regrinhas para gravar, mas se for praticando isso vai ficar moleza depois, pode confiar.

Esse foi nosso papo, meio longo kkk, sobre a nomenclatura de álcoois. Curtiu? No nossa assunto Introdução a Química Orgânica voc�� encontra essa e as demais funções orgânicas e suas respectivas regras de nomenclatura. Dá um confere lá ✌🏽

Conteúdos Complementares

Conceitos de Introdução à Química Orgânica

Diasteroisômeros Moléculas Orgânicas Isomeria de Cadeia