Enunciado

102. O p H do sangue é mantido por um sistema tampão muito sensível que inclui principalmente o íon hidrogenocarbonato e hidrônio em equilíbrio com água e CO2.

  1. Durante os exercicos físicos, CO2 é produzido muito rapidamente no tecido muscular. Como os exercícios afetam o Ph do sangue? (b) A hiperventilação ( respiração rápida e profunda) pode ocorrer durante esforço intenso. Como a hiperventilacao afeta o p H do sangue? (c) O tratamento inicial normal para a hiperventilacao é fazer o paciente respirar em um saco de papel. Explique brevemente por que este tratamento funciona e que efeito o tratamento com o saco de papel tem sobre o Ph do sangue. Veja o Quadro 12.1.

Passo 1

Letra (a)

Como o próprio enunciado fala, CO2 é produzido muito rapidamente, consequentemente, haverá um aumento de CO2 no sangue. Ao analisar o equeilibrio que representa o tampao sanguíneo, percebemos que com o aumento da concentração de CO2 o equilíbrio se desloca para a esquerda e acaba aumentando a quantidade de H3O+ e, consequentemente, diminuindo o p H do sangue. Assim, os exercícios deixam o p H do sangue mais ácido.

Passo 2

Letra (b)

Num caso de hiperventilacao, como a pessoa está respirando rapidamente, ocorre a liberação de grande quantidade de CO2, sendo assim o equilíbrio mostrado no tampao tende-se a se deslocar para direita, havendo uma diminuição dos íons H3O+. Logo, a hiperventilação, afeta o p H do sangue deixando ele mais alcalino.

Passo 3

Letra (c)

Ele funciona porque como a pessoa está perdendo muito CO2, ao colocar o saco de papel o gás passa a ficar retido ali e aumentar sua concentração e com o aumento da concentração tende a corrigir o distúrbio no p H . O efeito que esse tratamento tem sobre o p H do sangue é deixando mais ácido.

Resposta

  1. Explicacao
  2. Explicacao
  3. Explicacao
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Qual deve ser a razão das concentrações dos íons P O 4 3 - e H P O 4 2 - em uma solução tampão com pH igual a 12,0? (b) Que massa de K3PO4 deve ser adicionada a 1,00 L de uma solução 0,100 M de K2
(a) Qual deve ser a razão das concentrações dos íons C O 3 2 - e H C O 3 2 - em uma solução tampão com pH igual a 11,0?(b) Que massa de K2CO3 deve ser adicionada a 1,00 L de uma solução 0,100 M de KHC
(a) Qual deve ser a razão das concentrações dos íons C O 3 2 - e H C O 3 2 - em uma solução tampão com pH igual a 11,0?(b) Que massa de K2CO3 deve ser adicionada a 1,00 L de uma solução 0,100 M de KHC
Use as Tabelas 11.1, 11.2 e 11.9 para sugerir um sistema conjugado ácido-base que seria um tampão eficaz a um pH próximo a: 4;9; 5; 11.
Use as Tabelas 11.1, 11.2 e 11.9 para sugerir um sistema conjugado ácido-base que seria um tampão eficaz a um pH próximo a: 2;7; 3; 12.