Enunciado

125. As seguinte propriedade são observadas em um elemento desconhecido. Identifique o elemento a partir de suas propriedades. (a) O átomo neutro tem dois elétrons desemparelhados. (b) Um dos elétrons de valencia tem, no estado fundamental, m 1 = + 1 . (c) O estado de oxidação mais comum é +4. (d) Se um elétron de um átomo de hidrogênio fosse excitado ao mesmo nível quântico principal, n, como o elétron de valencia de um átomo desse elemento, e passase ao nível quântico n -1 , o fóton emitido teria uma energia de 4,9 × 10 - 20 J .

Passo 1

O fato de um átomo neutro ter dois elétrons desemparelhados e um dos seus elétrons de valencia tem m 1 = 1 , indica que o elemento pertence a qualquer um bloco p ou d.

O estado de oxidação mais comum do elemento é +4. O numero do grupo de um elemento indica o número de elétrons de valência, que também é seu estado de oxidação mais alto. Portanto, o número do grupo do elemento pode ser 4 ou 14.

O numero quântico principal da casca de valencia ( obtido fazendo relações na equação de energia utilizada na questão anterior ) do elemento é 5

Passo 2

Os elétrons desemparelhados podem estar presentes quer na subcamada 5p ou 5d, uma vez que para ambos desta subcamada, o valor do numero quântico magnético , m 1 = 1 é possível.

O elemento do grupo 4 com dois elétrons no subconjunto 5d é o háfnio, Hf e o elemento do grupo 14 com dois elétrons no subconjundo 5p é o estanho, Sn.

Assim, o elemento devem ser também Hf ou Sn.

Resposta

Hf ou Sn

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Quantos valores do número quântico l são possíveis quando n = 6 ? (b) Quantos valores de m l são permitidos para um elétron na subcamada 5f? (c) Quantos valores de m l são permitidos para um elétr
Para cada um dos orbitais listados no exercício 53, dê os valores possíveis do número quântico magnético.Orbitais:(a) 6p; (b) 3d; (c) 2p; (d) 5f.
Quantos elétrons, no total, podem ocupar (a) os orbitais 4p; (b) os orbitais 3d; (c) o orbital 1s; (d) os orbitais 4f?
Quais são os números quânticos principal e de momento angular do orbital para cada um dos seguintes orbitais: (a) 2s; (b) 6f; (c) 4d; (d) 5p?
Para cada um dos orbitais listados no exercício 54, dê os valores possíveis do número quântico magnético.Orbitais:(a) 2s; (b) 6f; (c) 4d; (d) 5p.