Enunciado

16. Dê os nomes sistemáticos e as fórmulas químicas dos principais componentes de (a) magnetita; (b) malaquita; (c) ilmenita; (d) calcocita.

Passo 1

(a) A Magnetita é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro I I e I I I ( F e O + F e 2 O 3  ), cuja fórmula química é F e 3 O 4 . A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69 % de F e O e 31 % de  F e 2 O 3  ou 72,4 % de ferro e 26,7 % de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica.

Passo 2

b) Já a malaquita, é um mineral do grupo dos carbonatos, sendo o principal destes, o carbonato de cobre ( I I ) , de fórmula química C u C O 3 .

Passo 3

c) A ilmenita é um óxido natural de ferro e titânio. Trata-se de um mineral de magnetismo fraco encontrado em rochas metamórficas e intrusões geológicas de rochas ígneas, especialmente gabros e noritos. Sua fórmula química é dada por F e T i O 3 .

Passo 4

d) A calcocita é um mineral composto basicamente de sulfeto de cobre  C u 2 S . É opaco, com coloração variando de cinza escuro a preto e estrutura ortorrômbica.

Resposta

a)

F e 3 O 4 ,   ó x i d o   d e   f e r r o   I I   e   I I I   o u   t e t r ó x i d o   d e   t r i f e r r o

b)

C u C O 3 ,   c a r b o n a t o   d e   c o b r e   ( I I )

c)

F e T i O 3 ,   ó x i d o   d e   f e r r o   e   t i t â n i o

d)

C u 2 S ,   s u l f e t o   d e   c o b r e

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Tu-jin-pi é uma casca de raiz usada na medicna tradidiconal chinesa para o tratamento do “pé de atleta”. Um dos integrantes ativos do tu-jin-pi é o ácido pseudolárico A, que só contém carbono, hidrogê
F.10 Um químico constatou que 4,69g de enxofre combinados com flúor produzem 15,81g de um gás. (a) Qual é a fórmula empírica do gás. (b) Imaginando que as formulas empíricas e moleculares do composto
F.1 O citral é um componente odorífero do óleo de limão que é usado em perfumes. Esse tem a estrutura molecular dada abaixo. Calcule a composição percentual em massa do citral (cinzento = C, branco =
F.4 Qual é a composição percentual em massa da sucralose C 12 H 19 C l 3 O 8 , um derivado clorado da sacarose (açúcar de mesa) que é muito mais doce e é usado como adoçante artificial?
F.16 Uma amostra de um composto com odor acre foi extraída do líquido de defesa da jaritataca. A análise de uma amostra de 2,00 mg tem a seguinte composição: 1,09 mg de C, 0,183 mg de H e 0,727 mg de