Enunciado

90. Qual dos íons de cada par tem o maior raio: (a) Ca2+, Ba2+; (b) As3- , Se2-; (c) Sn2+, Sn4+?

Passo 1

Letra (a)

Neste caso como ambos os íons se encontram na mesma família ao aumentar o número atômico aumenta o número de camadas e por esse motivo B a 2 + tem maior raio.

Passo 2

Letra (b)

Neste caso como ambos os íons se encontram no mesmo período e são espécies isoeletronicas, podemos fazer a análise considerando as espécies dos íons em questão no estão fundamental. Assim, quanto maior o número atômico num mesmo período maior é a interação próton elétron, sendo assim A s 3 - tem maior raio.

Passo 3

Letra (c)

Como trata-se do mesmo elemento, podemos fazer nossa análise baseando-se na interação próton-elétron. Logo, o S n 4 + terá maior raio uma vez que apresenta menos elétrons, logo menor força de atração, que o S n 2 + .

Resposta

  1. B a 2 +
  2. A s 3 -
  3. S n 4 +
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique o isótopo que têm átomos com117 nêutrons, 77 prótons e 77 elétrons;12 nêutrons, 10 prótons e 10 elétrons;28 nêutrons, 23 prótons e 23 elétrons.
Identifique o isótopo que têm átomos com106 nêutrons, 76 prótons e 76 elétrons;30 nêutrons, 28 prótons e 28 elétrons;21 nêutrons, 20 prótons e 20 elétrons.
Que características têm em comum os átomos de argônio-40, potássio-40 e cálcio-40?Em que eles são diferentes? (Pense nos números e tipos de partículas subatômicas).
129. Abaixo, está representada a reação entre um átomo de sódio e um átomo de cloro. Identifique cada elemento e íons formados e explique seu raciocínio.
Explique, a partir da estrutura, porque a água e o peróxido de hidrogênio têm propriedades físicas semelhantes, porém propriedades químicas diferentes.