Enunciado

Os compostos A e B foram extraídos de uma amostra do solo de marte. Uma mistura de 0,52 mg de A e de 2,30 mg de B, em 1,00 mL de solução foi separada através de cromatografia com gás. As áreas dos dois picos eram de 5,44 cm2 para A e 8,72 cm2 para B. Uma segunda solução continha um extrato com uma quantidade desconhecida de A. Para determinar a concentração de A na solução, 2,00 mg de B foram acrescentados a 2,00 mL da solução, que foi, então, introduzida em um cromatógrafo a gás. Foram medidas áreas de pico de 3,52 cm2 para A e 7,58 cm2 para B. Qual é a concentração de A na segunda solução? Recorra à técnica principal que segue estes exercícios.

Passo 1

Lendo a Técnica principal disponível no livro, vemos que a área do pico que a cromatografia com gás dá como resultado é proporcional a quantidade de amostra que foi analisada. Desse modo é possivel descobrir o quando dá amostra foi colocada fazendo uma regra de três.

Passo 2

Como temos o valor da amostra da primeira analise e a área do pico, podemos fazer uma regra de três usando esses valores e o pico que foi gerado na segunda analise, portanto:

2,30   m g - - - 5,44   c m 2  

x - - - 3,52   c m 2

x = 0,34   m g

Resposta

A = 0,34   mg

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quando o cloreto de sódio dissolve em água, basta uma molécula de água para remover um íon cloreto do cristal?
Diga quais são as diferenças entre uma emulsão e um gel. Dê pelo menos um exemplo de cada um.
As moléculas do pentanol, um composto orgânico cuja fórmula é C H 3 C H 2 C H 2 C H 2 C H 2 O H , têm uma cadeia de hidrocarboneto, apolar, de comprimento médio ligada a um grupo -O H , polar. O
Que volume de uma solução 0,010m o l ∙ L - 1 de N a O H ( a q ) é necessário para reagir completamente com 30g de uma solução de ácido acético em água em que a fração molar do ácido é 0,15 ?
Um par de aminoácidos é separado em uma coluna cuja fase estacionária está saturada com água. O solvente de arraste é metanol, CH3OH. Quanto mais polar o ácido, mais fortemente ele será absorvido pela