Lista de Exercícios Resolvidos de Misturas Binárias líquidas

Ver Teoria

De acordo com o diagrama:

Complete os seguintes dados e a tabela abaixo:

- Ponto de Ebulição do A Puro =

- Ponto de Ebulição do B Puro =

Ver solução completa

Abaixo encontra-se o diagrama de fases para o sistema clorofórmio-acetona.

a) Qual é a composição das fases líquida e vapor no ponto de ebulição máximo?

b) É possível começar de uma solução 50/50 molar de acetona e clorofórmio e separar a mistura em acetona pura e clorofórmio puro? Explique.

c) Este tipo de diagrama de fases é chamado de diagrama de fases azeotrópica de máxima. Esquematize um diagrama TX que tenha um mínimo. Explique que interações entre moléculas levariam a um diagrama de fases TX ter um azeótropo de máxima, e de mínima.

Ver solução completa

O heptano ( C 7 H 16 ) tem uma pressão de vapor de 105   k P a a 100 ° C . A esta mesma temperatra o octano ( C 8 H 18 ) tem uma pressão de vapor de 47   k P a . Qual sera a pressão de uma mistura de 25 ,   0   g de heptano e 35 ,   o   g de octano? Considere o ideal o comportamento da solução.

Ver solução completa

De qual das seguintes misturas você esperaria um desvio positivo, um desvio negativo ou nenhum desvio (isso é, que formasse uma solução ideal) da lei de Raoult? Explique sua resposta.

a) metanol, C H 3 O H ,   e etanol, C H 3 C H 2 O H ;

b) H F   e   H 2 O

c) hexano, C 6 H 14 , e H 2 O

Ver solução completa

O 1,1-dicloro-etano, C H 3 C H C l 2 , tem pressão de vapor igual a 228 Torr em 25 o C . Na mesma temperatura, o 1,1-dicloro-tetrafluoro-etano, C F 3 C C l 2 F , tem pressão de vapor igual a 79 Torr. Que massa de 1,1-dicloro-etano deve ser misturada com 100g de 1,1-dicloro-tetrafluoro-etano para dar uma solução cuja pressão de vapor seja igual a 157 Torr em 25 o C ? Considere o comportamento ideal.

Ver solução completa

Qual é a pressão de vapor de cada componente, em 25 o C , e a pressão de vapor total de uma mistura na qual um terço das moléculas são benzeno (logo, x b e n z e n o l = 1 3 e x t o l u e n o l = 2 3 )?

As pressões de vapor do benzeno e do tolueno, em 25 o C , são 94,6 e 29,1 Torr, respectivamente.

Ver solução completa

O benzeno, C 6 H 6 , e o tolueno, C 6 H 5 C H 3 , formam uma solução ideal. A pressão de vapor do benzeno é 94,6 Torr e a do tolueno, 29,1 Torr, em 25 o C . Calcule a pressão de vapor de cada uma das seguintes soluções e a fração molar de cada substância na fase vapor que está acima das soluções:

a) 1,5 mol de C 6 H 6 misturado com 0,50 mol de C 6 H 5 C H 3 ;

b) 15 g de benzeno misturados com 64,3 g de tolueno.

Ver solução completa

O benzeno tem, um ponto de ebulição de 80,1°C; o tetracloreto de carbono ferve a 76,8 °C. Esboce um diagrama dos pontos de ebulição para as misturas de benzeno-tetracloreto de carbono. Considere o comportamento ideal para a solução.

Ver solução completa