Enunciado

Desenhe a estrutura de Lewis de cada uma das seguintes espécies e identifique-as como ácido ou base de Lewis: (a) H + . (b) A l 3 + ; (c) C N - ; (d) N O 2 - ; (e) C H 3 O -   (o átomo de C é o átomo central).

Passo 1

Um ácido de Lewis é um aceitador de elétrons e uma base é um doador. Um próton é um ácido de Lewis que se liga a um par solado de elétrons fornecido por uma base de Lewis.

Passo 2

(a) Ácido de Lewis

H +

Passo 3

(b) Ácido de Lewis

A l 3 +

Passo 4

(c) Base de Lewis

Passo 5

(d) Base de Lewis

Passo 6

(d) Base de Lewis

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Muitos compostos de gálio têm estruturas semelhantes às dos compostos de alumínio e boro correspondentes. Escreva a estrutura de Lewis e descreva a forma do G a 2 C l 6 .
Muitos compostos de gálio têm estruturas semelhantes às dos compostos de alumínio e boro correspondentes. Escreva a estrutura de Lewis e descreva a forma do G a B r 4 - .
Espécies isoeletrônicas têm o mesmo número de elétrons. Divida as seguintes espécies em dois grupos isoeletrônicos: C N - ,N 2 ,N O 2 - ,C 2 2 - ,O 3 . Que espécie em cada grupo provavelmente será a b
Espécies isoeletrônicas têm o mesmo número de elétrons. Divida as seguintes espécies em dois grupos isoeletrônicos: N H 3 ,N O ,N O 2 + ,N 2 O ,H 3 O + , O 2 + . Que espécie em cada grupo provavelment
Quando Xe e Pt são tratados com gás flúor sob pressão, em 200°C, o sólido iônico X e F 5 + P t F 6 - se forma. Escreva a estrutura de Lewis para X e F 5 + e use a teoria VSEPR para predizer sua forma.