Enunciado

Diga se as seguintes declarações são verdadeiras ou falsas. Se falsas, explique por quê. a) Uma massa subcrítica de material fissionável é instável e pode explodir. b) Para que ocorra fusão, as partículas que colidem devem ter energia cinética elevada. c) Produtos de fissão muito reativos são considerados seguros após duas meias-vidas. d) Quanto maior a energia de ligação por núcleon mais estável é o núcleo.

Passo 1

Letra a)

A massa subcrítica possuí menos massa que a massa crítica para sua densidade e não é explosiva, já a massa supercrítica excede a massa que a massa crítica para sua densidade, desse modo, ela é mais difícil de se controlar e explosiva. A afirmação é falsa.

Passo 2

Letra b)

A afirmativa é verdadeira, já que a reação de fusão ocorre em temperaturas elevadas e libera grande quantidade de energia.

Passo 3

Letra c)

Quando ocorre a fissão nuclear, o material altamente fissionável se desintegra rapidamente e produz reações em cadeia que não são facilmente controladas e muito perigosas. A afirmação é falsa.

Passo 4

Letra d)

Quanto maior a energia de ligação nuclear por núcleo, maior a estabilidade do núcleo. A afirmação é verdadeira.

Resposta

a) Falsa;

b) Verdadeira;

c) Falsa;

d) Verdadeira.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere a reação nuclear: 1 2 H+4 9 B e→X+2 4 H e onde X é um nuclídeo. a)Qual é o valor de Z e de A para o nuclídeo X ? b)Qual é a energia liberada? c)Calcule a energia limite para essa reação.
A segunda reação da cadeia próton-próton (ver Figura 43.17 ) produz um núcleo H e 2 3 . Um núcleo H e 2 3 produzido dessa maneira pode se combinar com um núcleo de H e 2 4 : H e 2 3 + H e 2 4 → B e 4
Considere a reação nuclear: H e 2 4 + L i 3 7 → X + n 0 1 Onde X é um nuclídeo.Qual é o valor de Z e de A para o nuclídeo X ?A energia é absorvida ou liberada? Em que quantidade?
Considere a reação nuclear: S i 14 28 + γ → M g 12 24 + X Onde X é um nuclídeo. Qual é o valor de Z e A para o nuclídeo X ?Desprezando o efeito de recuo, que energia mínima o fóton deve possuir para q
Calcule a energia liberada na reação de fissão U 92 235 + n 0 1 → X e 54 140 + S r 38 94 + 2 n 0 1 Despreze a energia cinética inicial do nêutron absorvido. As massas atômicas são U 92 235 = 235,04392