Enunciado

Num espectro de fotoelétrons obtidos com fótons de 21,21 eV, os elétrons foram ejetados com energia cinética de 11,01 eV, 8,23 eV e 5,22 eV. Construa o diagrama de níveis de energia dos orbitais moleculares para a espécie, indicando as energias de ionização dos três orbitais identificáveis.

Passo 1

E aí galera! Tudo bem? Então a energia é conservada, portanto quando o fóton é absorvido, sua energia é transferida para o elétron. Parte disso vai ser absorvida como energia de ionização e o restante será absorvida para aumento da energia cinética do elétron.

E f ó t o n = I + E k

Portanto

I = E f ó t o n - E k

Passo 2

Portanto, as 3 primeiras energias de ionização são:

I 1 = 21,21 e V - 11,01 e V = 10,20 e V

I 2 = 21,21 e V - 8,23 e V = 12,98 e V

I 3 = 21,21 e V - 5,22 e V = 15,99 e V

Se a gente fosse fazer um gráfico, seria algo mais ou menos assim ó:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Com base nas configurações eletrônicas da camada de valência, que espécie você esperaria que tenha a menor energia de ionização: (a)C 2 + ; (b)C 2 ; (c)C 2 - .
Quais das seguintes espécies são paramagnéticas: (a)N 2 - ; (b)F 2 + ; (c)O 2 2 + ? Se a espécie é paramagnética quantos elétrons desemparelhados ela tem?
O orbital antiligante da Eq. 2 não está normalizado (veja o exercício 3.69). Encontre o fato que normaliza a 1, sabendo q os orbitais atômicos nela utilizados estão normalizados. Expresse sua resposta
Com base nas configurações eletrônicas da camada de valência, que espécie você esperaria que tenha a maior afinidade eletrônica: (a)B e 2 ; (b) F 2 ; (c)B 2 + ; (d)C 2 + .
È conveniente utilizas as funções de onda “normalizadas”, isto é, em que a integral ∫ ψ 2 d τ = 1 . O orbital ligante da Eq. 1 não está normalizado. Uma função de onda ψ pode ser normalizada escrevend