Enunciado

Dê a estrutura de Lewis mais importante de cada uma das seguintes moléculas cíclicas (que foram desenhadas sem as ligações duplas). Mostre todos os pares isolados e as cargas formais diferentes de zero. Se existem formas de ressonância equivalentes, desenhe-as.

Passo 1

Essa questão é divertida, temos que achar e completar o que está faltando na molécula e feito isso seguimos para encontrar as formas de ressonância equivalentes.

Passo 2

Vemos que os 3 Nitrogênios do ciclo estão fazendo apenas duas ligações , assim como os carbonos estão fazendo 4 ligações, vamos pensar em jeitos de tornar essa molécula estável

Se acrescentarmos ligações duplas entre os Carbonos e os Nitrogênios, suprimos a falta da ligação inical e ficamos com a seguinte estrutura:

Passo 3

Os elétrons não compartilhados e as ligações duplas se movimentam e formam estruturas como colocada a seguir:

Passo 4

As duas moléculas são parecidas, não existe nenhuma mais importante que a outra, pois são igualmente estáveis.

Resposta

Nenhuma das estruturas é mais importante que a outra.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre como pode ocorrer ressonância nos seguintes íons orgânicos: cátion alila, CH2CHCH2+
Escreva três estruturas de Lewis do íon isocianato, CNO-, que seguem a regra do octeto (incluindo a estrutura mais importante). Diga qual das três é a mais importante e explique sua escolha.
Desenhe as estruturas de ressonância do ânion trimetileno-metano, C(CH2)32-, no qual um carbono central liga-se a três grupos CH2 (os grupos CH2 são chamados de metileno).
Mostre como pode ocorrer ressonância nos seguintes íons orgânicos: íon enolato, CH2CO-CH3-, que tem uma estrutura de ressonância com uma ligação dupla C=C e um grupo O- ligado ao carbono central.
Mostre como pode ocorrer ressonância nos seguintes íons orgânicos: íon amidato, CH3CONH- (os átomos O e N estão ligados ao segundo átomo de C).