Enunciado

Mostre como pode ocorrer ressonância nos seguintes íons orgânicos: íon amidato, CH3CONH- (os átomos O e N estão ligados ao segundo átomo de C).

Passo 1

Para saber como pode ocorrer ressonância precisamos primeiro montar estrutura de Lewis da molécula, então vamos começar. Vamos ser espertos e usar as dicas que o problema nos deu, pois este íon não é tão comum.

Passo 2

Vamos começar desenhando o íon amidato. Sabemos que o Oxigênio e o Nitrogênio estão ligados ao segundo carbono, como diz no enunciado, além disso, temos um hidrogênio ligado ao nitrogênio, e o grupo –CH3 como o primeiro carbono, então já podemos desenhar nossa primeira estrutura:

Esse é uma possibilidade, mas porque a carga negativa não poderia estar no Oxigênio, por exemplo?

Então, essa estrutura também está certa. Na verdade ambas estão de acordo com o enunciado.

Na verdade, o que acontece é que se trata de uma estrutura de ressonância, a carga negativa e a ligação dupla, meio que se alternam, já que temos um elétron em um átomo muito eletronegativo, e uma ligação dupla do lado, o par de elétrons deslocalizados podem mudar de lugar e apresentar mesmo que momentaneamente essas duas formas.

Por isso, temos como resposta s seguinte estrutura de ressonância:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.68) Duas estruturas de Lewis são mostradas abaixo para cada espécie. Determine a carga formal de cada átomo e, se for o caso, identifique a estrutura de Lewis de menor energia para cada espécie.Reso
Determine as cargas formais dos átomos em: a)CN-
Determine as cargas formais dos átomos em: b)CNO-
Determine as cargas formais dos átomos em: c)N3-
Desenhe a estrutura de Lewis mais importante das seguintes moléculas, Mostre todos os pares isoladas e as cargas formais. Desenhe todas as fórmulas de ressonância equivalentes. b)H2CSO