Enunciado

Imagine a molécula NO3- do C3V. Há algum orbital do átomo de N central que possa ter superposição não-nula com essa combinação não-nula com a combinação 2 p x A - p x B - p x ( c ) dos três átomos de O (com z perpendicular ao plano)? Como seria o problema com o SO3, que tem orbitais 3d disponíveis?

Passo 1

Em razão de se obter um sobreposição não nula com a combinação de orbitais que abrangem E, um orbital no átomo central deve por si mesmo ter um caracter do tipo E, para apenas E poder ser multiplicado por E para gerar uma sobreposição integral com uma parte simétrica total. Uma olhada na tabela de carácteres mostra que p x e p y estão disponíveis para vincular o átomo N por simetria. Se os orbitais d estão disponíveis (como no SO3), todos os orbitais exceto dz² podem gerar uma sobreposição não nula.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique o grupo a que pertencem os seguintes corpos: (a) lápis cilíndrico com ponta; (b) Hélice com três palhetas; (c) mesa quadrada de quatro pernas ; (d) o corpo humano (aproximadamente).
14 – Neste problema, você vai utilizar os métodos de estrutura eletrônica molecular descritos no Cap. 11 para investigar a hipótese de que o valor do deslocamento químico do C correlaciona-se com a ca
Dê as configurações eletrônicas (a) do ânion benzeno, (b) do cátion benzeno. Estime, em cada caso, a energia de ligação do elétron π .
Escreva os determinantes seculares do (a) H 3 , linear, (b) H 3 , cíclica, admitindo as aproximações de Huckel.
Que representações irredutíveis os quatro orbitais H1s do metano CH4 cobrem? Os orbitais s e p do átomo central de carbono C podem formar orbitais moleculares com eles? Os orbitais d, se estivessem pr