Enunciado

A orientação das ligações do átomo central de uma molécula que não tem pares isolados de elétrons pode ser qualquer uma das listadas a seguir. Qual é a hibridação dos orbitais utilizados por cada átomo central para acomodar os pares de ligação: (a) tetraedro; (b) bipirâmide trigonal; (c)octaedro; (d) linear?

Passo 1

A questão nos pede o tipo de hibridação ( s p , s p 3 , etc...) dos orbitais do átomo central para cada um dos casos dados, podemos contar o número de vértices de cada um dos arranjos e então adequarmos ao orbital híbrido que pode fazer o mesmo número de ligações:

(a) Para o tetraedro, os orbitais estão organizados de maneira que cada um está na direção de um vértice, como ele possui quatro, teremos quatro orbitais envolvidos na formação desse orbital híbrido, portanto, a hibridação será s p 3 ( 1 s + 3 p = 4   o r b i t a i s ).

Passo 2

(b)No caso da bipirâmide trigonal, podemos pensar em duas pirâmides em que as bases são triangulares e unidas pelas bases (uma pirâmide está de cabeça para baixo). Dessa forma, sabemos que existem três orbitais envolvidos para formar a base e mais dois apontando para o topo das pirâmides (cinco vértices), então a hibridação será s p 3 d ( 1 s + 3 p + d = 5   o r b i t a i s ).

Passo 3

(c) O octaedro é formado de maneira similar à bipirâmide trigonal, a diferença está na base das pirâmides, que terá quatro vértices invés de apenas três, somando os topos das pirâmides, teremos seis vértices no total, a hibridação então será s p 3 d 2 ( 1 s + 3 p + 2 d = 6   o r b i t a i s ).

Passo 4

(d) A linear é mais simples, não há vértices para serem contados, mas sabemos que o número de orbitais mínimo para hibridação são dois, então o tipo de hibridação será s p ( 1 s + 1 p = 2   o r b i t a i s ).

Resposta

a s p 3

b s p 3 d

c s p 3 d 2

( d ) s p

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

N H 2 - eN H 2 + são espécie angulares, mas o ângulo de ligação de N H 2 - é menor que o ângulo em N H 2 + . (a) Qual a razão da diferença? (b) Faça o eixo x perpendicular ao plano da molécula. Será q
Identifique os orbitais híbridos utilizados pelos átomos em negrito nas seguintes moléculas: (a) H 2 C C C H 2 ; (b) H 3 C C H 3 ; (c) C H 3 N N N ; (d) C H 3 C O O H .
Sabendo que os ângulos de ligação de um átomo hibridado s p 3 são 109,5° e os de um átomo hibridado s p 2 são 120°, você esperaria que o ângulo de ligação entre dois orbitais híbridos aumentasse com o
Descreve a estrutura da molécula de formaldeído, C H 2 O , em termos dos orbitais híbridos, ângulos de ligação e ligações σ e π , o átomo de C é o átomo central ao qual os outros três átomos estão lig