Enunciado

Identifique os orbitais híbridos utilizados pelos átomos em negrito nas seguintes moléculas: (a) H 2 C C C H 2 ; (b) H 3 C C H 3 ; (c) C H 3 N N N ; (d) C H 3 C O O H .

Passo 1

Podemos determinar a hibridação através do número de ligações que o átomo em negrito está fazendo, os tipos de cada ligação e pelos pares de elétrons livre. Também podemos determinar qual o arranjo para aquele átomo, para facilitar a visualização da molécula e a hibridação.

(a) O carbono em negrito está ligado a dois carbonos adjacentes e não faz ligação com nenhum outro átomo, então as duas ligações são duplas, já que cada carbono está ligado a dois hidrogênios, com isso, ele utiliza o orbital híbrido s p .

Passo 2

(b) O carbono está ligado a três átomos de hidrogênio e um de carbono através de ligações simples (pois o elemento carbono faz quatro ligações), com isso, sua hibridação será do tipo s p 3 .

Passo 3

(c) O nitrogênio em destaque está ao lado de dois outros nitrogênios, como ele so pode fazer três ligações, uma delas é dupla e a outra é simples, deixando um par de elétrons livre, logo, seu arranjo é trigonal planar e a hibridação correspondente é s p .

Passo 4

(d) O oxigênio que está em negrito está entre o carbono e a hidroxila, portanto é o oxigênio que compõe a carboxila através de uma ligação dupla com o carbono, como o oxigênio possui seis elétrons na camada de valência e apenas dois estão ligados, outros três pares estão livres, e a hibridação será do tipo s p .

Resposta

a s p

b s p 3

c s p

d s p

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na fase vapor, o fosforo pode existir como moléculas de P 2 , que são muito reativas, enquanto o N 2 é relativamente inerte. Use a teoria da ligação de valência para explicar essa diferença.
Identifique a hibridação do átomo em negrito nas seguintes espécies: (a) B F 3 ; (b) A s F 3 ; (c)B r F 3 ; (d)S e F 3 + .
O fosforo branco, P 4 , é tão reativo que inflama ao ar. Os quatro átomos de P 4 formam um tetraedro no qual cada átomo de P está ligado a três outros átomos de P . (a) Sugira um esquema de hibridação
Identifique os orbitais híbridos utilizados pelos átomos em negrito nas seguintes moléculas (a) C H 3 C C C H 3 ; (b) C H 3 N N - C H 3 ; (c) C H 3 2 C C C H 3 2 ; (d) C H 3 2 N N C H 3 2
Descreva a estrutura da molécula de formamida,H 2 C O - N H 2 , em termos de orbitais híbridos, ângulos de ligação e ligações σ e π . O átomo de C está ligado a dois átomos de H, a um átomo de O termi