Enunciado

A produção industrial do metal sódio e do gás cloro usa o processo de Downs, a eletrólise do cloreto de sódio fundido (Capítulo 13). Escreva uma equação balanceada para a produção dos dois elementos a partir do cloreto de sódio fundido. Que elemento é produzido pela oxidação? E pela redução?

Passo 1

Sabemos que a eletrólise do Cloreto de Sódio fundido N a C l ( l ) formará Sódio metálico N a s   e gás Cloro C l 2 ( g ) . A equação para a produção industrial de sódio metálico e gás cloro é a seguinte:

N a C l l → N a s + C l 2 ( g )

Passo 2

Vamos balancear a equação química usando o método das tentativas. Procuramos um elemento que esteja presente em apenas um composto em um dos membros e fixamos seu coeficiente. Neste casa fixamos o C l 2 ( g ) .

N a C l l → N a s + 1   C l 2 ( g )

Passo 3

A partir do coeficiente fixado, ajustamos os coeficientes dos outros compostos. Como há 2 C l no produto, precisamos que tenha a mesma quantidade de C l no reagente. Então colocamos o 2 na frente do N a C l l .

2   N a C l l → N a s + 1   C l 2 ( g )

Passo 4

Como temos 2 N a no reagente, precisamos que tenha a mesma quantidade de N a no produto. Então colocamos o 2 na frente do N a s .

2   N a C l l → 2   N a s + 1   C l 2 ( g )

Com isso temos a equação química balanceada.

Passo 5

Queremos identificar quem é produzido por redução e que é produzido por oxidação. O N a passa de N O X = + 1 para N O X = 0 , logo, ele é produzido por redução. O C l passa de N O X = - 1 para N O X = 0 , logo, ele é produzido por oxidação.

Resposta

Equação química balanceada:

2   N a C l l → 2   N a s + C l 2 ( g )

Produzido por redução: N a ( s )

Produzido por Oxidação: C l 2 ( g )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique o número de oxidação do elemento em itálico em cada íon:(e) I O -
Para cada umas das seguintes reações incompletas, você escolheria um oxidante ou um redutor para fazer as conversões? (a) C l O 4 - a q → C l O 2 g (b) S O 4 2 - a q → S O 2 g
Uma mistura de 5,00g de C r N O 3 2 e 6,00g de C u S O 4 é dissolvida em água para a preparação de 250,0m l de uma solução na qual os cátions reagem. Na reação forma-se o metal cobre e cada íon crômio
As manchas da prataria são A g 2 S . (a) Quando a prataria fica manchada, o metal foi oxidado ou reduzido? Responda essa questão usando os números de oxidação. (b) Se uma barra de prata é colocada em
Use os números de oxidação para identificar, em cada uma das seguintes reações, a substância oxidada e a substância reduzida:Produção de iodo a partir da água do mar: C l 2 g + 2I - a q → I 2 a q + 2C