Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

A produção industrial do metal sódio e do gás cloro usa o processo de Downs, a eletrólise do cloreto de sódio fundido (Capítulo 13). Escreva uma equação balanceada para a produção dos dois elementos a partir do cloreto de sódio fundido. Que elemento é produzido pela oxidação? E pela redução?

Passo 1

Sabemos que a eletrólise do Cloreto de Sódio fundido N a C l ( l ) formará Sódio metálico N a s   e gás Cloro C l 2 ( g ) . A equação para a produção industrial de sódio metálico e gás cloro é a seguinte:

N a C l l → N a s + C l 2 ( g )

Passo 2

Vamos balancear a equação química usando o método das tentativas. Procuramos um elemento que esteja presente em apenas um composto em um dos membros e fixamos seu coeficiente. Neste casa fixamos o C l 2 ( g ) .

N a C l l → N a s + 1   C l 2 ( g )

Passo 3

A partir do coeficiente fixado, ajustamos os coeficientes dos outros compostos. Como há 2 C l no produto, precisamos que tenha a mesma quantidade de C l no reagente. Então colocamos o 2 na frente do N a C l l .

2   N a C l l → N a s + 1   C l 2 ( g )

Passo 4

Como temos 2 N a no reagente, precisamos que tenha a mesma quantidade de N a no produto. Então colocamos o 2 na frente do N a s .

2   N a C l l → 2   N a s + 1   C l 2 ( g )

Com isso temos a equação química balanceada.

Passo 5

Queremos identificar quem é produzido por redução e que é produzido por oxidação. O N a passa de N O X = + 1 para N O X = 0 , logo, ele é produzido por redução. O C l passa de N O X = - 1 para N O X = 0 , logo, ele é produzido por oxidação.

Resposta

Equação química balanceada:

2   N a C l l → 2   N a s + C l 2 ( g )

Produzido por redução: N a ( s )

Produzido por Oxidação: C l 2 ( g )

Exercícios de Livros Relacionados

Um aluno está descendo de skate uma rampa de 6,0 m de comprimento e in
Uma pessoa cujo peso é 5,20 10 2 N está sendo puxada para cima vertica
Calcule a integral. ∫     x e 2 x 1 + 2 x 2   d x
1. Verifique que a função dada é diferenciável.b) f x , y = x 4 + y 3
Calcule o centroide da área a seguir em termos das variáveis dos raios