Enunciado

As manchas da prataria são A g 2 S . (a) Quando a prataria fica manchada, o metal foi oxidado ou reduzido? Responda essa questão usando os números de oxidação. (b) Se uma barra de prata é colocada em 5,0   g de sulfeto de prata, que quantidade (em mols) de átomos de prata foi oxidada ou reduzida? (c) Que quantidade (em mols) de elétrons foi transferida em (b)?

Passo 1

(a) A prata mancha no ar e forma o ( A g 2 S ) composto preto de sulfeto de prata . A equação que representa a formação de prata manchada  A g 2 S no ar é a seguinte:

2   A g s + H 2 S s → A g 2 S s + H 2 ( g )

Temos agora que atribuir o número de oxidação a todas as espécies envolvidas na reação acima para identificar o agente oxidante e o agente redutor.

O processo de oxidação envolve o aumento do número de oxidação, enquanto o processo de redução envolve a diminuição do número de oxidação.

Como o número de oxidação da prata é aumentado de 0 para + 1 , a prata é oxidado de  A g para  A g 1 + no ( A g 2 S ) . Como o número de oxidação do sulfeto de hidrogênio ( H 2 S ) é reduzido de + 1 para 0 , o sulfeto de hidrogênio é reduzido de H + no ( H 2 S ) para H 2 .

Portanto, o metal prateado ficou manchado por meio de oxidação para formar manchas de prata.

Passo 2

(b) Massa de prata manchada ( A g 2 S )  produzida é 5,00   g

A massa molar de prata manchada pode ser calculada da seguinte forma:

M a s s a   m o l a r   d e   A g 2 S = 2 × 107,87 g m o l + 1 × 32,06   g m o l = 247,8 g m o l

O número de mols da prata manchada pode ser calculada da seguinte forma:

m o l   d e   A g 2 S = 5,00   g × 1   m o l 247,8   g = 2,02 × 10 - 2   m o l s

Passo 3

A equação que representa a formação de prata manchada  ( A g 2 S )  no ar é a seguinte:

2   A g s + H 2 S s → A g 2 S s + H 2 ( g )

De acordo com a equação balanceada, 2 mols de prata são oxidados para produzir 1 mol de  A g 2 S . Assim, o número de mols de prata oxidado é:

Passo 4

(c) A equação que representa a formação de prata manchada  ( A g 2 S ) na superfície do metal prateado no ar é a seguinte:

O processo de oxidação envolve o aumento do número de oxidação, enquanto o processo de redução envolve a diminuição do número de oxidação. Dividindo a reação em reações de oxidação e redução.

Reação de Oxidação: A prata é oxidado para  A g 2 S pela perda de 2 mols de elétrons.

Reação de Redução: o sulfeto de hidrogênio é reduzido a gás hidrogênio ao ganhar 2 mols de elétrons.

Portanto, para uma reação onde colocamos 2 mols de átomos de prata, 2 mols de elétrons é transferido no processo de oxidação. Logo, quando 4,04 × 10 - 2   m o l s de A g foram oxidados, temos que 4,04 × 10 - 2   m o l s de elétrons foram transferidos no processo de oxidação.

Resposta

(a) O metal foi oxidado

(b) 4,04 × 10 - 2   m o l s   d e   A g

(c) 4,04 × 10 - 2   m o l s   d e   e l é t r o n s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as equações balanceadas para as seguintes reações redox:(d) Formação de ferrugem (uma equação simplificada): F e s + O 2 g → F e 2 O 3 s
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(d) A s s + C l 2 g → A s C l 3 l
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(b) P t 4 + a q + H 2 g → P t 2 + a q + H + ( a q )
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(a) H g 2 + a q + F e s → H g 2 2 + a q + F e 3 + ( a q )
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(c) C r 2 + a q + S n 4 + a q → C r 3 + + S n 2 + a q