Enunciado

Os seguintes dados de temperatura/composição foram btidos para soluções de octano (O) e metilbenzeno (M), a 1,0   a t m . A fração molar na solução líquida é x e no vapor em equilíbrio é y .

O ponto de ebulição do metilbenzeno é 110,6 ° C , e o do octano, 125,6 ° C . Trace o diagrama da temperatura contra a composição do sistema. Qual a composição do vapor em equilíbrio com a solução líquida que tem a   x M = 0,250 e b   x O = 0,250 ?

Passo 1

Faalaaa jovem... bora cair matando em cima dessa questãozinha.. Bora!

Dessa vez, o enunciado pede pra gente desenhar o diagrama de fases dessa solução doida aí.

Recomendo fortemente o uso de algum software para fazer isso... mas se estiver a fim de testar vossos dotes artísticos, vai em frente 😉

Passo 2

Em fim, lembre-se de que, quando x M = 0 → T = e b u l i ç ã o   d o   O c t a n o = 125,6 ° C

E por outro lado, quando x M = 1 → T = e b u l i ç ã o   d o   p r ó p r i o   M e t i l b e n z e n o = 110,6 ° C

Bora lá então, vê se você chegou em algo minimamente parcido com isso:

E aí?? Pegou?? Lembrando que a linha em preto representa a composição de Metilbenzeno na fase líquida em variação com a temperatura; enquanto que a linha amarela representa a composição desse cara na fase vapor ( y M ) variando com a temp.

Show de bola.

O exercício pede mais duas coisinhas antes de partirmos...

Passo 3

Ele pede para você encontrar a composição de y M , quando x M = 0,250 e também quando x O = 0,250 , que implica um x M = 0,750 .

Bom, ao que parece, a melhor forma de fazer isso é traçando as linhas no gráfico, de forma a tentar pegar um valor aproximado para y M .

Desse jeito:

O que nos dá aproximadamente um y M = 0,37 .

E, dando uma ampliada no gráfico:

Chegamos em algo próximo de 0,8 para o y M quando x M = 0,750

E é isso!! Bem simples não?!

See u!

Resposta

Portanto, a partir do diagrama:

x M = 0,50 → y M = 0,37

E

x M = 0,750 → y M = 0,80

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Esboce o diagrama de fases do sistema N H 3 / N 2 H 4 a partir das seguintes informações: não há formação de composto; o N H 3 se congela a - 78 ° C , e o N 2 H 4 , a + 2 ° C ; há formação de um eutét
O éter metiletílico (A) e o diboranoB 2 H 6 (B) formam um composto que se funde congruentemente a 133 K . O sistema forma dois eutéticos, um com 25 % molar de B e a 123 K , e o outro com 90 % molar de
A figura 6.40 reproduz o diagrama de fases do sistema prata e estanho. Identifique cada região e descreva o que acontece quando se resfriam os líquidos com as composições aeb até a temperatura de 200
No diagrama de fases da figura 6.41, assinale a característica que mostra uma fusão incongruente. Qual a composição do eutético e em que temperatura o eutético se funde?
A figura 6.43 reproduz o diagrama de fase, levantado experimentalmente, da solução do hexano e heptano, cujo comportamento é quase ideal. (a) Identifique as fases presentes em cada região do diagrama.