Enunciado

Quais entre as seguintes moléculas, têm conjuntos de núcleos quimicamente equivalentes, porém não magneticamente equivalentes: (a) CH2 = C = CF2 (b) [Mo(CO)4(PH3)2] cis e trans?

Passo 1

Opaaaaa, gente!!! Essa é uma questão basicamente teórica onde a gente vai ver que é muitoooooo importante a gente ter a teoria sempre bem fundamentada na nossa cabeça.

  1. Considerando que todos os JHF são iguais nessa molécula (O grupo CH2 é perpendicular ao grupo CF2), os núcleos do H e F são ambos quimicamente e magneticamente iguais.
  2. Agora, na nossa segunda molécula temos uma rotação rápida do grupo PH3 em torno do eixo Mo – P que faz com que os núcleos P e H sejam quimicamente e magneticamente equivalentes em ambas conformações, tanto cis quanto trans.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

17 – Certos autores publicaram dados experimentais sobre o complexo He2, que durante muito tempo escapou de observações diretas. As observações foram feitas e temperaturas da ordem de 1 mK, compatívei
6b – Use a tabela 15.2 para estimar os campos magnéticos em que (a) o 14N, (b) o 19F, e (c) o ³¹P entram em ressonância a (i) 300 MHz e (ii) 750 MHz.
7b – Calcule as diferenças relativas de população (δN/N) para os núcleos de ¹³C em campos de (a) 0,50 T, (b) 2,5 T, e (c) 15,5 T, a 25°C.
7a – Calcule as diferenças relativas de população (δN/N) para os prótons nos campos de (a) 0,30 T, (b) 1,5 T, e (c) 10 T, a 25°C.
6a – Use a tabela 15.2 para estimar os campos magnéticos em que (a) o ¹H, (b) o ²H, (c) o ¹³C entram em ressonância a (i) 250 MHz e (ii) 500 MHz.