Enunciado

Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação CO metanol, CH3OH.

Passo 1

Vemos aqui uma ampliação da Figura 21, que nos informa os raios covalentes dos principais elementos do bloco p e do Hidrogênio (em picômetro). Onde aparece mais de um valor, eles se referem a ligações simples, duplas e triplas (S,D,T).

Passo 2

Com essas informações, conseguimos prosseguir, visto que o comprimento de ligação é aproximadamente igual à soma dos raioscovalentes dos átomos envolvidos na ligação.

Portanto, vamos desenhar a estrutura de Lewis do metanol, para sabermos qual ligação ocorre aqui:

CH3OH

Passo 3

Como vimos no passo anterior, ocorre uma ligação simples entre C e O

Comprimento de Ligação (CO)= Raio Covalente C+ Raio Covalente O= 77+66 = 143pm

Resposta

Comprimento de Ligação (CO) = 143pm

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O ozônio da estratosfera nos protege da radiação perigosa ao absorver radiação ultravioleta do Sol. Compare as distâncias de ligação nas moléculas de ozônio e oxigênio. (a) Existem uma ou duas distânc
Isômeros estruturais são moléculas que têm a mesma fórmula, mas nas quais os átomos estão ligados em ordem diferente. Dois isômeros do difluoreto de dienxofre S2F2 são conhecidos. Em ambos, os dois át
Dê o diagrama de níveis de energia dos orbitais moleculares de BrCl e a respectiva configuração eletrônica do estado fundamental. É provável que a ligação no BrCl seja mais curta do que no B r C l - ?
Entre as moléculas N2, NO, O2, C2, F2 e CN, quais seriam estabilizadas (a) pela adição de um elétron e formação de A B - , (b) pela remoção de um elétron e formação de A B + ?
Disponha as espécies químicas O 2 + , O 2 , O 2 - e O 2 2 - na ordem crescente do comprimento da ligação.