Enunciado

Use os raios covalentes da Fig. 2.21 para para calcular os comprimentos de ligação da seguinte molécula. a)CF4 b)SiF4 c)SnF4

Explique as tendências dos valores calculados.

Passo 1

Vemos aqui uma ampliação da Figura 21, que nos informa os raios covalentes dos principais elementos do bloco p e do Hidrogênio (em picômetro). Onde aparece mais de um valor, eles se referem a ligações simples, duplas e triplas (S,D,T).

Passo 2

Com essas informações, conseguimos prosseguir, visto que o comprimento de ligação é aproximadamente igual à soma dos raioscovalentes dos átomos envolvidos na ligação.

Como vimos no passo anterior, ocorre uma ligação simples entre F e cada um dos elementos do grupo 14, a seguir:

C-F = 77+58 = 135

Si-F = 111+58 =169

Sn-F= 141 +58 =199

Passo 3

Como vimos no passo anterior, encontramos o comprimento de ligação dos Fluoretos em questão, agora precisamos explicar a tendência dos valores encontrados.

O comprimento de ligação no grupo IV aumenta segundo o esquema abaixo:

Para explicar esta tendência, teremos que usar outro conceito que nós já conhecemos, a força de ligação.

Vamos relembrar o que é a força de ligação? Então, força de ligação é medida pela energia de ligação, ou seja, quanto maior a energia, mais forte a ligação.

O que acontece é que uma ligação vai ser mais fraca, se os átomos não podem se aproximar e como o raio covalente também aumenta nesta direção, é claro que a força irá diminuir e o comprimento de ligação aumentar, tornando o CF4 mais estável que o SNF4, por exemplo.

Resposta

a)C-F = 135 pm

b)Si-F =169 pm

c)Sn-F=199 pm

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CC em C2H2, C2H4 , C2H6. Explique seu raciocínio.
Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação NN na hidrazina, H2NNH2.
Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação NN no hidreto de nitrogênio, HNNH.
Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação CO no CO2.
Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CO em CO, CO2 ,CO32-. Explique seu raciocínio.