Enunciado

Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação NN na hidrazina, H2NNH2.

Passo 1

Vemos aqui uma ampliação da Figura 21, que nos informa os raios covalentes dos principais elementos do bloco p e do Hidrogênio (em picômetro). Onde aparece mais de um valor, eles se referem a ligações simples, duplas e triplas (S,D,T).

Passo 2

Com essas informações, conseguimos prosseguir, visto que o comprimento de ligação é aproximadamente igual à soma dos raioscovalentes dos átomos envolvidos na ligação.

Portanto, vamos desenhar a estrutura de Lewis da Hidrazina, para sabermos qual ligação ocorre aqui:

H2NNH2

Passo 3

Como vimos no passo anterior, ocorre uma ligação simples:

Comprimento de Ligação= Raio Covalente N+ Raio Covalente N= 75+75 = 150pm

Resposta

Comprimento de ligação= 150pm.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A energia do H 2 + com a separação internuclear R é dada pela expressão: E = E H + e 2 4 π ϵ 0 R - V 1 + V 2 1 + S Onde EH é a energia de um átomo isolado, V1 é a energia potencial atrativa entre o el
Com as expressões dadas no Problema 11.8 e 11.9, mostre que o orbital antiligante é mais antiligante do que o orbital ligante é ligante na maioria das separações internucleares.
Dê o diagrama de níveis de energia dos orbitais moleculares do X e F e a respcetiva configuração eletrônica do estado fundamental. É provável que a ligação no X e F seja mais curta do que a ligação no
Com as configurações eletrônicas do N O e do N 2 diga qual molécula terá, provavelmente, a ligação mais curta.
A partir das configurações eletrônicas dos estados fundamentais do B 2 e do C 2 , diga que molécula terá, provavelmente, maior energia de dissociação de ligação.