Exercícios Resolvidos de Redução e Oxidação de Aldeídos e Cetonas

Ver Teoria

Enunciado

Aldeídos e cetonas ao se reduzirem formam álcool primário e secundário. Essa afirmação é verdadeira? Justifique através de um exemplo.

Passo 1

O primeiro passo é entender o que é um álcool primário e um álcool secundário.

Bom, um álcool para levar o nome de primário ou secundário precisa estar ligado a um carbono primário ou secundário. Ok? E como identificar cada um deles? Simples!

O carbono primário é aquele ligado apenas a um outro carbono, já o secundário estará ligado a outros dois carbonos. Seguindo essa linha de raciocínio, os álcoois primário e secundário seriam:

Então agora podemos identificar quals dos nossos produtos será o primário ou o secundário!

Passo 2

A questão não especifica qual aldeído e qual cetona serão reduzidas para gerar os dois tipos de álcool. Isso acontece por que toda redução dessas duas funções formará álcool independente do tamanho da sua estrutura. Para facilitar a nossa vida, podemos escolher os mais simples: etanal e propanona.

Próximo passo é montar o esquema da reação! Lembrando que a redução acontece na presença de hidrogênio molecular, níquel e aquecimento!

Passo 3

Hora de chegar nos produtos!

A reação de redução ocorre através do ataque do hidrogênio molecular à ligação pi da carbonila, rompendo-a e formando uma nova com o oxigênio gerando uma hidroxila.

Chegamos nos álcoois! Lembrando da definição de primário e secundário podemos afirmar que os aldeídos se reduzem a álcoois primários e cetonas a álcoois secundários!

Resposta

A afirmação é verdadeira! Os aldeídos ao se reduzirem formam álcoois primários e as cetonas formam álcoois secundários.

Exercícios de Livros Relacionados

Você recebeu amostras de propanal, 2-propanona e ácido etanóico. Descreva como você usaria testes químicos, com indicadores ácido-base ou agentes oxidantes, para distinguir os três compostos.