Exercícios Resolvidos de Tipos de dados

Ver Teoria

Enunciado

Um amigo pediu para que você desenvolvesse um programa que calculasse o I.M.C (índice de massa corpórea) e informasse a situação da pessoa analisada, a única informação que ele te deu foi a fórmula para realizar esse cálculo:

I . M . C = P e s o ( A l t u r a ) 2

Com base na fórmula, são dados do seu programa:

  • I.M.C;
  • Peso;
  • Altura.

Além disso, para realizar o informe é necessário saber o sexo da pessoa analisada:

  • Sexo (considere apenas a primeira letra, sendo ‘M’ para masculino e ‘F’ para feminino).

Com base nessas informações você deve, como primeiro passo para iniciar o desenvolvimento do seu programa, realizar uma análise de cada um dos dados fornecidos e encontrar o tipo ideal deles.

Passo 1

Realizando uma análise mais criteriosa, os dados que serão processados (atuantes na fórmula) são: peso e altura. Como ambos não são medidas exatas e podem assumir valores reais, o tipo que melhor caracteriza esses dados é float.

Passo 2

Como agora sabemos que o tipo dos dados que serão processados (peso e altura) é float, podemos definir o tipo de I.M.C, que é o dado que caracteriza o resultado da fórmula. Sendo assim, como a fórmula do I.M.C é calculada a partir de dois dados do tipo float (peso e altura), o resultado gerado também será um número real. Portanto, o tipo do dado I.M.C também é float.

Passo 3

Por fim, só nos resta encontrar o tipo do dado sexo.

Como esse dado só receberá um caractere identificador fica bem mais fácil, né?!

Pois sabemos que pois o caractere ‘M’ representará “masculino” e o caractere ‘F’ “feminino”, ambos presentes no tipo char.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)