Exercícios Resolvidos de Tipos de dados

Ver Teoria

Enunciado

Você está começando a ficar preocupado com a disciplina de geometria analítica e álgebra linear, então resolveu criar um programa que realiza operações com vetores euclidianos de três componentes (X, Y e Z) para auxiliar os seus estudos pelo Responde Aí! O programa deve receber os valores das componentes dos vetores que serão usados nas operações e processar o resultado delas. As seguintes operações serão realizadas com os vetores euclidiano: somar vetor ( 1 ), subtrair vetor ( 2 ), multiplicar por escalar ( 3 ) e imprimir módulo ( 4 ).

Antes de iniciar o desenvolvimento do programa você decidiu fazer uma análise dos dados, isto é, identificar todos os dados necessário para o desenvolvimento e definir os seus respectivos tipos na linguagem C.

Passo 1

Em primeiro lugar, precisamos identificar os dados do programa:

  • Componente X;
  • Componente Y;
  • Componente Z;
  • Opção que define a operação a ser realizada com o vetor.

Passo 2

Com os dados devidamente identificados, podemos começar a verificação dos tipos ideais.

Começando pelas componentes do vetor, por não haver nenhum tipo de restrição, podem assumir valores reais. Por esse motivo, o tipo ideal a ser definido aos dados X, Y e Z é float.

Passo 3

Por fim, basta apenas definirmos o tipo do dado opção.

Como esse dado é responsável pela escolha das operações com o vetor, essas que se restringem aos valores: 1, 2, 3 e 4 (números inteiros), o tipo ideal a ser definido ao dado opção é int.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)