Exercícios Resolvidos de Tipos de dados

Ver Teoria

Enunciado

Suponha que você entrou em um grupo de trabalho para desenvolver um programa científico, esse programa será utilizado para realizar cálculos extremamente complexos e longos com alta precisão.

Em todos os cálculos existe uma constante K = 0 , 154826548256 , como o programa realizará todos esses cálculos, K deverá ser um dado pertencente ao mesmo.

No seu primeiro dia de trabalho, você foi analisar o esboço do programa feito pelos cientistas e observou que o tipo estabelecido por eles ao dado K do programa foi int.

Explique o motivo pelo qual esse tipo não é o ideal e mostre a alteração que deverá ser feita nesse esboço. Além disso, quais são os impactos causados nos cálculos científicos pela não realização dessa simples alteração

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é entender o motivo do porquê o tipo int não é o ideal.

O dado K possui 12 casas decimais, que seriam completamente ignoradas pelo programa caso ele seja executado no tipo int.

Isso acontece, pois o programa iria apenas pegar a parte inteira da constante, que é 0 . Uma vez que o tipo int não reconhece nada além da parte inteira de um número, é por esse motivo que esse tipo se assemelha muito ao conjunto Z .

Dessa forma, o melhor tipo a ser utilizado com a constante K é aquele que reconhece a parte inteira e real de um número.

Sendo assim, a alteração no esboço deveria ser feita no tipo atribuído ao dado K , substituindo o tipo int pelo tipo float, esse que se assemelha muito ao conjunto R .

Passo 2

Agora que já entendemos o motivo pelo o qual a alteração deve ser feita, vamos compreender as consequências da não realização dela.

Basicamente, os cálculos científicos não teriam precisão nenhuma, pois ao invés do dado K ser igual a 0 , 154826548256 ele teria valor 0 para o programa, ou seja, os cálculos resultariam em dados imprecisos e incorretos que afetariam diretamente o trabalho dos cientistas.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)