Exercícios Resolvidos de Tipos de Eletrodos

Ver Teoria

Enunciado

Descreva uma célula de concentração de eletrodo de gás e aplique a equação de Nernst.

Passo 1

Vamos nessa, precisamos descrever o eletrodo de gás e dar um exemplo aplicando a equação de Nernst nele, beleza? Partiu!

Bom, vamos relembrar o eletrodo de gás? Ele é aquele onde um gás fica em contato com seu íon em solução, o contato elétrico é feito por um metal inerte, que normalmente é uma barra de platina, porque ela tem a propriedade de absorver e fixar o gás na superfície, aí as moléculas do gás são transformadas em prótons, ok?

Agora que relembramos o que é um eletrodo de gás, vamos ver o exemplo do Cloro | Cloreto:

C l   - |   C l 2   |   P t

A equação de Nernst nos dá o potencial da célula em função do potencial padrão, no caso do nosso exemplo, o potencial será uma função da atividade do nosso íon cloreto, a equação ficará assim:

ε = ε ° - R T F   l n   a C l -

Conseguimos! Beleza pura!

Resposta

Passo 1.

Exercícios de Livros Relacionados

13.95- Uma célula voltaica só funciona quando o circuito elétrico está completo. No circuito externo, a corrente é transportada pelo fluxo de elétrons pelo fio do metal. Explique como a corrente é tra
Por que o eletrodo de referência é colocado próximo ao eletrodo de trabalho em uma célula de três eletrodos?
Por que é necessário tamponar as soluções em polarografia orgânica?
Quais são as fontes da corrente residual na polarografia de varredura linear?
O chumbo foi determinado polarograficamente em um eletrodo gotejante de mercúrio por medidas em HNO3 1 mol L1. Acorrente limite na curva do Pb(II) foi medida em 0,600 V vs. ESC. Nesse potencial, a cor