Exercícios Resolvidos de Variáveis e constantes

Ver Teoria

Enunciado

Declare as variáveis, e, se necessário, as constantes para o desenvolvimento de um programa que tenha como dado o salário atual de um funcionário, o percentual de reajuste igual a 45 % e tenha como objetivo processar o novo salário desse mesmo funcionário.

Passo 1

Em primeiro lugar, devemos realizar uma análise da existência de constantes.

O dado fornecido como percentual de reajuste é fixo em 45 % , pois será o mesmo valor para todos os funcionários. Dessa forma, podemos dizer que esse dado será armazenado por uma constante já que se trata de um valor fixo.

A imagem a seguir ilustra a definição dessa constante:

Passo 2

Com a constante definida, podemos iniciar o reconhecimento das variáveis responsáveis por armazenar os dados do programa.

Analisando os dados salário atual e novo salário, podemos concluir que eles são totalmente dependentes das informações que estão sendo processadas sobre determinado funcionário naquele momento da execução. Isso significa, que são dados que sofrem alterações e por esse motivo devem ser armazenados em variáveis.

Caso você não se lembre, o tipo da variável é decidido através do tipo do dado que a mesma irá armazenar. Nesse caso, como salários podem assumir valores reais, o tipo ideal é float.

A imagem a seguir ilustra o trecho de código que declara as variáveis responsáveis pelo armazenamento dos salários:

Resposta

Ao fim de tudo teremos as seguintes declarações e definições: