Exercícios Resolvidos de Variáveis e constantes

Ver Teoria

Enunciado

Você e seu amigo se juntaram para desenvolver um jogo e ao término da divisão das funcionalidades a serem desenvolvidas, ficou sob sua responsabilidade o sistema de informações sobre o inventário do personagem no jogo.

As regras definidas durante a etapa de planejamento para o sistema de inventário, foram:

  • A quantidade de itens que podem ser carregados é igual ao teto do valor referente a 10 % do nível do personagem naquele momento do jogo;
  • O sistema de informações deve mostrar a quantidade de itens presentes no inventário naquele momento do jogo;
  • Caso o jogador tente colocar um item com o inventário cheio, uma mensagem padrão deve ser exibida: “Inventário cheio!”.

Para iniciar o desenvolvimento dessa funcionalidade, você deve apenas declarar as variáveis, e, se necessário, definir as constantes que serão úteis para representar as informações do inventário.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer para desenvolver esse sistema de informações do inventário é reconhecer os dados necessários.

De acordo com as regras definidas, são dados do programa:

  • Quantidade máxima de itens;
  • Nível do personagem (utilizado para calcular a quantidade máxima de itens);
  • Quantidade atual de itens;
  • Mensagem padrão de inventário cheio.

Passo 2

Como os dados quantidade máxima de itens, nível do personagem e quantidade atual de itens representam valores inteiros que se alteram ao longo do jogo, se trata de variáveis do tipo int.

Passo 3

Já a mensagem padrão se trata de uma constante, pois sempre será ela que irá alertar sobre o inventário estar totalmente ocupado, ou seja, um dado fixo.

Armazenando esses dados, o sistema de informações sobre o inventário do jogo é capaz de exibir para o jogador a quantidade de itens que ele possui armazenado, a quantidade máxima de itens que o personagem é capaz de carregar naquele momento e de impedir a adição de mais itens no inventário caso ele esteja cheio, exibindo assim uma mensagem de alerta.

Resposta

Ao identificar os dados do programa e seus respectivos tipos, podemos declarar as variáveis e definir as constantes que serão úteis da seguinte forma: