Exercícios Resolvidos de Variáveis e constantes

Ver Teoria

Enunciado

Uma revendedora de carros usados paga a seus funcionários vendedores um salário fixo por mês de R $   975,00 , mais uma comissão também fixa de 5 % para cada carro vendido e mais uma participação sobre o valor total das vendas por ele efetuadas.

Declare as variáveis, e, se necessário, constantes para desenvolver um programa que tendo como base os dados fornecidos calcule o salário final de determinado funcionário.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é separar os dados que serão armazenados em variáveis e aqueles que serão armazenados em constantes.

Começando pelas constantes, por se tratar de valores que não sofrem alterações durante a execução de um programa, devemos identificar como dados fixos: salário fixo e comissão fixa.

Passo 2

No entanto, a quantidade de carros vendidos, salário final e o valor total das vendas são dados que sofrem alterações de acordo com o funcionário que está sendo processado naquele momento de execução do programa e por isso devem ser armazenados em variáveis.

Passo 3

É importante lembrar que o tipo de uma variável é definido de acordo com o dado que ela armazena, nesse caso como salário fixo, comissão fixa, valor total das vendas e novo salário podem assumir valores reais, o tipo ideal para as variáveis que irão armazenar esses dados é float.

Por outro lado, não existe a possibilidade de a quantidade de carros vendidos ser real (é impossível vender meio carro) e por isso o tipo da variável que irá armazenar esse dado é int.

Resposta

Com os dados e seus tipos devidamente identificados, a declaração das variáveis e a definição das constantes ficariam da seguinte forma: