Exercícios Resolvidos de Aços

Ver Teoria

Enunciado

Explique a diferença das classificações dos aços ligados.

Passo 1

Aços de baixa liga: Aços cuja quantidade dos elementos de liga é inferior a 5% e têm a finalidade de aumentar a temperabilidade e a resistência ao revenido. Os elementos típicos são: Cr, Mo, Ni, Mn e Si

Passo 2

Aços de média liga (5 e 10%): são os que têm a somatória dos elementos de liga entre 5% e 10%. São aplicados em situações que envolvem elevada resistência mecânica em temperaturas elevadas (500° C) tais como aços para trabalho a quente (matrizes)

Passo 3

Aços de alta liga ( > 10%): podem ser aplicados em diversas finalidades, tais como: Elevada resistência à oxidação (aços inoxidáveis, %Cr>12%). Elevada resistência mecânica e ao desgaste sendo aplicáveis em matrizes para forjamento e estampagem. Capacidade de corte e etc.

Resposta

Aços de baixa liga: Aços cuja quantidade dos elementos de liga é inferior a 5% e têm a finalidade de aumentar a temperabilidade e a resistência ao revenido. Os elementos típicos são: Cr, Mo, Ni, Mn e Si. Aços de média liga (5 e 10%): são os que têm a somatória dos elementos de liga entre 5% e 10%. São aplicados em situações que envolvem elevada resistência mecânica em temperaturas elevadas (500° C) tais como aços para trabalho a quente (matrizes). Aços de alta liga ( > 10%): podem ser aplicados em diversas finalidades, tais como: Elevada resistência à oxidação (aços inoxidáveis, %Cr>12%). Elevada resistência mecânica e ao desgaste sendo aplicáveis em matrizes para forjamento e estampagem. Capacidade de corte e etc.

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a função dos elementos de liga nos aços-ferramentas?
a) Liste quatro classificações de aços. b) Para cada classificação, descreva sucintamente as propriedades e aplicações típicas.
a) Cite três razões por que as ligas ferrosas são tão largamente usadas b) Cite três características das ligas ferrosas que limitam sua utilização.