Exercícios Resolvidos de Aços

Ver Teoria

Enunciado

Sobre os aços carbono determine a opção correta.

  1. Baixo carbono: São aplicados em situações que exigem baixa ductilidade
  2. Aços de médio carbono são aplicados em produtos forjados pois possuem ductilidade a quente (para forjamento) associado à média resistência a frio no estado forjado.
  3. Aços de alto teor de C são utilizados em casos que se exige baixos limites de escoamento. O baixo limite de escoamento é obtido mediante encruamento ou, se no presença de elementos de liga, mediante têmpera e revenido.

Passo 1

Baixo carbono (abaixo de 0,3%) São aplicados em situações que exigem ductilidade elevada

Passo 2

Aços de médio carbono (entre 0,3 e 0,5%C) Aços de médio carbono são aplicados em produtos forjados pois possuem ductilidade a quente (para forjamento) associado à média resistência a frio no estado forjado (ferríticoperlítico).

Passo 3

Aços de alto teor de C (acima de 0,5%C) São utilizados em casos que se exige elevados limites de escoamento, tais como molas e vergalhões de concreto. O alto limite de escoamento é obtido mediante encruamento ou, se no presença de elementos de liga, mediante têmpera e revenido.

Resposta

Alternativa B

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a função dos elementos de liga nos aços-ferramentas?
a) Liste quatro classificações de aços. b) Para cada classificação, descreva sucintamente as propriedades e aplicações típicas.
a) Cite três razões por que as ligas ferrosas são tão largamente usadas b) Cite três características das ligas ferrosas que limitam sua utilização.