Enunciado

O paralelogramo A B C D (Figura 1.30 ) é determinado pelos vetores A B → e A D → , sendo M e N pontos médios dos lados D C e A B , respectivamente. Determinar:

B A → + D A →

Passo 1

Vamos lá, vamos primeiro localizar os vetores B A → e D A → da figura, onde o vetor B A → começa no ponto B e termina no ponto A e o vetor D A → começa no ponto D e termina no ponto A :

Para calcular a soma devemos colocar o ponto de término do vetor B A → tocando o ponto de início do vetor D A → ou o ponto de término do vetor D A → tocando o ponto de início do vetor B A → , aqui vamos fazer a segunda opção:

Passo 2

Agora a soma desses dois vetores é o resultado o ponto de início do segundo vetor, C B → , com o ponto de término do primeiro vetor, A B → :

O que nos resulta no vetor:

B A → + D A → = C B → + B A → = C A →

Resposta

B A → + D A → = C A →

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Faça uma figura(ou mais), ilustrando uma das equações: (b): A D → = 4 3 A B → .
Faça uma figura(ou mais), ilustrando uma das equações: (c): A E → = - 7 5 A B → .
Sendo a → = O A → e b → = O B → dois vetores não paralelos, escreva v → = O P → como combinação linear de a → e b → , sabendo que A P → = 2 3 A B →
A B C D é um quadrilátero, A D → = 3 v → ,B C → = 2 v → e A B → = w → . Que tipo de quadrilátero é A B C D ? Determine o lado C D → e as diagonais B D → e A C → em função de v → e w → .
Sejam u → , v →ew → três vetores tais que u → . v → = v → . w → = u → . w → = 0 , u → = 2 , v → = 2ew → = 2 . Dados a → = 2 u → + v → - w → e b → = u → - v → , calcule a → , b → , a → . b →ea → ^ b →