Enunciado

14.1. O mapa de contorno mostra a precipitação média de neve (em polegadas) perto do Lago Michigan. Estime o valor da derivada direcional da função da precipitação de neve em Muskegon, Michigan, na direção de Ludington. Quais são as unidades?

Passo 1

Queremos encontrar o valor da função da precipitação de neve. Uma forma de fazer isso é imaginar uma linha que passar por Mukesgon e Ludington.

Passo 2

Agora podemos usar essa linha para ver o como a média de precipitação de neve vai mudando. Repare que pelos dados que temos, um ponto perto de Muskegon, tem a média de 60 polegadas, enquanto outro ponto próximo de Muskegon, só que mais perto de Ludington, tem 70 polegadas. Em outras palavras, quando estamos indo na direção a Ludington pela linha que traçamos a precipitação de neve muda de 60 para 70. E usando a escala da imagem podemos aproximar a distância entre essas duas marcações para 25 milhas.

Passo 3

Com essas informações podemos concluir que a função precipitação é

70 - 60 25 = 0,4  

E sua unidade é

p o l e g a d a s m i l h a s

Resposta

0,4 m i l i b a r s m i l h a s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Derivadas direcionais e derivadas parciais Assumindo que as derivadas necessárias de ƒ(x, y, z) são definidas, como Diƒ, Djƒ e Dkƒ estão relacionadas a ƒx, ƒy e ƒz? Justifique sua resposta.
Como você pode utilizar derivadas direcionais para estimar avariação?
Derivadas direcionais tangentes a uma superfície Seja Sa superfície que é o gráfico de ƒ(x, y) = 10 – x2 – y2. Suponha que a temperatura no espaço em cada ponto (x, y, z) sejaT(x, y, z) = x2y + y2z +
Nos Exercícios 37-40, encontre as direções nas quais ƒ cresce e decresce mais rapidamente em P0 e encontre a derivada de ƒ em cada direção. Encontre também a derivada de ƒ em P0 na direção do vetor v.
Nos Exercícios 37-40, encontre as direções nas quais ƒ cresce e decresce mais rapidamente em P0 e encontre a derivada de ƒ em cada direção. Encontre também a derivada de ƒ em P0 na direção do vetor v.