Enunciado

54. Usando os resultados dos Exercícios 51 e 52 como referência, determine uma translação de eixos tal que a equação y = 1 2 3 s e n   x + cos ⁡ x + 2 torne – se y ' = s e n   x ' .

Passo 1

Vamos entender que se ( x , y ) representa as coordenadas de qualquer ponto P em relação a um dado conjuntos de eixos que tínhamos, então uma translação para uma nova origem com coordenadas ( h ,   k ) em relação aos eixos antigos, então ( x ' , y ' ) representam as coordenadas do mesmo ponto em relação a nova origem. E são dados por:

x = x ' + h           e           y = y ' + k

Temos que achar h e k que satisfaça o que o enunciado pede.

Passo 2

Vamos pensar um pouco, se uma equação de uma curva é dada em x e y então a equação em x’ e y’ será obtida substituindo as igualdades que vimos no passo 1 na nossa equação. Assim:

y = 1 2 ( 3 s e n   x + cos ⁡ x ) + 2

⇒ y ' + k = 1 2 3 s e n   x ' + h + cos ⁡ x ' + h + 2

⇒ y ' = 1 2 3 ( s e n   x ' ⋅ cos ⁡ h + s e n   h ⋅ cos ⁡ x ' ) + cos ⁡ x ' ⋅ cos ⁡ h - s e n   h ⋅ s e n   x ' + 2 - k

⇒ y ' = 1 2 s e n   x ' 3 cos ⁡ h - s e n   h + cos ⁡ x ' 3 s e n   h + cos ⁡ h + 2 - k

Para que essa expressão seja igual a y ' = s e n   x ' , temos que:

1 2 3 cos ⁡ h - s e n   h = 1

1 2 3 s e n   h + cos ⁡ h = 0

2 - k = 0

Para que essas igualdades sejam verdadeiras:

h = - π 6           e           k = 2

Resposta

Precisa ser feita uma translação para que a nova origem seja - π 6 , 2 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula desloca-se ao longo da parábola P : y 2 = 4 p x( p0 ) , e sua velocidade em cada ponto ( h , k ) é igual ao vetor tangente t → = ( k , 2 p ) nesse ponto,(a) Quais são os valores máximo e
Seja P a parábola de equação y 2 = 4 p x( p0 ) ( a ) Prove que, se o vetor u → = ( m , n ) não é paralelo ao eixo da parábola, existe e é única a reta tangente a P paralela a u → . Determine o ponto d
A reta t : y = 2 tangencia uma parábola de foco F = ( 1,1 ) e eixo s : y = x . Obtenha uma equação da diretriz, o parâmetro, o vértice e o ponto de tangência.
As retas s : y = x + 1 e t : y = 2 x + 1 / 2 são tangentes a uma parábola P , cuja diretriz é r : x = - 1 . Obtenha uma equação reduzida de P .
A reta t : y = 2 x + 4 tangencia a parábola P em um ponto de abscissa 2 , e r : x = - 8 é a diretriz de P . Obtenha uma equação reduzida da parábola.