Enunciado

Cada um dos Exercícios 11-16 apresenta o gráfico de uma função y = f ( x ) . Copie o gráfico e sobreponha-o à reta y = x . Em seguida, utilize a simetria com relação à reta y = x para adicionar o gráfico de f - 1 ao seu esquema (não é necessário determinar uma fórmula para f - 1 ). Identifique o domínio e a imagem de f - 1 .

Passo 1

Então galera, assim como discutido na seção 6 do George, temos que para resolver os exercícios do 11-16 só precisamos lembrar de dois conceitinhos básicos sobre funções inversas, ok?

O primeiro conceito nos diz que o gráfico da função inversa é simétrico à reta y = x , ou seja, para encontrarmos o gráfico da função sem utilizar de cálculos, basta refletirmos o gráfico da f que nos é dada em torno da reta y = x , beleza?

O segundo conceito nos diz o seguinte:

Seja D e R o domínio e a imagem de uma função f , respectivamente, isso implica que o domínio da f - 1 passará a ser R e a imagem da f - 1 passará a ser D . Em outras palavras, as coisas só se invertem! Sabendo disso, já conseguimos resolver as questões. Bora lá!

Passo 2

A função que nos foi dada é:

f x = 6 - 2 x

Se pegarmos o gráfico dessa função e refletirmos em torno de y = x , teremos:

No qual y = x é a função pontilhada; f x é a função verde e f - 1 ( x ) é a função azul.

Passo 3

Agora que temos o gráfico das funções, vamos utilizar o segundo conceito comentado no passo 1 para descobrimos o domínio e a imagem de f - 1 ( x ) , tranquilo?

Domínio de f x = [ 0 , 3 ]

Imagem de f x = [ 0 ,   6 ]

Domínio de f - 1 x = [ 0,6 ]

Imagem de f - 1 x = [ 0,3 ]

Resposta

Domínio de f - 1 x = [ 0,6 ]

Imagem de f - 1 x = [ 0,3 ]

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Obtenha os gráficos das funções dadas em uma mesma tela. Como esses gráficos estão relacionados? y = sin ⁡ x ; - π 2 ≤ x ≤ π 2; y = sin - 1 ⁡ x ; y = x
Determine o domínio e a imagem da função g x = sin - 1 ⁡ ( 3 x + 1 )
Faça o gráfico da função f x = sin ⁡ ( sin - 1 ⁡ x ) E explique sua aparênciaFaça o gráfico da função f x = sin - 1 ⁡ sin ⁡ x Como você pode explicar a aparência desse gráfico?
Faça o gráfico da função f x = x 3 + x 2 + x + 1 E explique por que ela é injetora. Use então um sistema de computação algébrica (SCA) para encontrar uma expressão explícita para f - 1 x . (Seu SCA va
Se g x = x 6 + x 4 , x ≥ 0 Use um sistema de computação algébrica para encontrar uma expressão para g - 1 ( x ) .Use a expressão da parte (a) para fazer na mesma tela um gráfico de y = g ( x ) , y = x