Enunciado

Calcule

9. int ( 6 t^(2 ) root(3)(t) )dt

Passo 1

Começamos utilizando um conceito de radiciação que diz que qualquer raiz pode ser escrita como um exponencial, nesse caso é possível escrever a integral proposta da seguinte forma:

I = int ( 6 t^2 ) ( t^((1)/(3)) ) d t

Agora, a xpressão apresenta uma multiplicação entre duas bases iguais, porém com expoentes diferentes, nesse caso basta conservar a base e somar os expoentes de modo que a integral assume uma nova cara.

I = int ( 6 t^((7)/(3)) ) d t

Passo 2

Agora começa a resolução da integral. E para organizar melhor a resolução, todas as constantes dentro da integral passam para o lado de fora se essas (constantes) estiverem multiplicando a variável em questão. Dessa maneira encontramos a seguinte relação para a integral:

I = int ( 6 t^((7)/(3)) ) d t = 6 int ( t^((7)/(3)) ) d t

Passamos então a resolução da integral.

Passo 3

Vamos recordar que pela regra de integral temos que qualquer integral polinomial de uma variável qualquer pode ser resolvida da seguinte maneira:

I= int ( t^n ) d t = (t)/(n + 1)^(n + 1) + c

onde n é o expoente da variável. Agora aplicaremos esse conceito a integral encontrada acima.

I = 6 int ( t^((7)/(3)) ) d t

I = 6 ((t^((7)/(3) + 1))/((7)/(3) + 1)) + c

I = 6 ((t^((10)/(3)))/((10)/(3))) + c

Não se esqueçam de que o resultado da integral sempre vem acompanhado da soma de uma constante, ela serve pra diferenciar a sua função das infinitas que são paralelas a ela.

Resposta

Pronto, chegamos ao resultado final.

I = (18 t^((10)/(3)))/(10) + c

.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um cinema cobra $7,50 por pessoa e está vendendo aproximadamente 400 ingressos em uma noite típica de semana. Depois de pesquisar seus clientes, o cinema estima que, para cada 50 centavos de desconto,
A Lei da Renda de Pareto afirma que o número de pessoas com renda entre x = a e x = b é N = ∫ a b A x - k . d x , onde A e k são constantes, com A0 e k1 . A renda média destas pessoas é x - = 1 N ∫ a
A receita marginal de venda de x unidades de um produto é 12 - 0,0004 x . Se a receita da venda das primeiras mil unidades é $12400 , ache a receita de venda das primeiras 5 mil unidades.
Se a curva de oferta é representada pela equação p = 200 + 0,2 x 3 / 2 , calcule o excedente do produtor se o preço de venda for de $400 .
A função custo marginal C ' x foi definida como a derivada da função custo. (Veja as Seções 3.7 e 4.7 ) Se o custo marginal para produzir x metros de um tecido é C ' x = 5 - 0,008 x + 0,000009 x 2 (me