Esboce o gráfico da equação fazendo as transformações apropriadas no gráfico de uma função potência básica. Confira seu trabalho com um recurso gráfico.
(a)
(b)
(c)
(d)
Passo 1
(a) Então, vamos partir da função e identificar quais foram as modificações.
Partindo de , somamos ao , o que desloca o gráfico unidade para a esquerda, chegando em . Depois, multiplicamos a função por , o que alonga o gráfico num fator de no eixo , chegando ao gráfico de :

Passo 2
(b) Então, vamos partir da função e identificar quais foram as modificações.
Partindo de , subtraímos ao , o que desloca o gráfico unidades para a direita, chegando em . Depois, multiplicamos a função por , o que alonga o gráfico num fator de no eixo , chegando ao gráfico de . Por último, multiplicamos a função por , o que reflete o gráfico pelo eixo e chega ao :

Passo 3
(c) Então, vamos partir da função e identificar quais foram as modificações.
Partindo de , somamos ao , o que desloca o gráfico unidade para a esquerda, chegando em . Depois, multiplicamos a função por , o que alonga o gráfico num fator de no eixo , chegando ao gráfico de . Por último, multiplicamos a função por , o que reflete o gráfico pelo eixo e chega ao :

Passo 4
(d) Então, vamos partir da função , que é um gráfico similar ao de só que mais achatado, e identificar quais foram as modificações.
Partindo de , subtraímos ao , o que desloca o gráfico unidades para a direita, chegando em :

Resposta
(a) 
(b) 
(c) 
(d) 
