Enunciado

Prove que sinh ⁡ x é uma função ímpar de x , que cosh ⁡ x é uma função par de x e verifique que isso é consistente com os gráficos na Figura 6.9 . 1 .

Passo 1

Bom, quanto ao conceito temos que uma função é par se f ( x ) = f ( - x ) , ou seja, os valores simétricos devem possuir a mesma imagem. Já uma função será ímpar se f ( - x ) = - f ( x ) , ou seja, os valores simétricos possuem imagens simétricas.

Assim, a função sinh ⁡ x será ímpar pois:

sinh ⁡ - x = 1 2 e - x - e x

= - 1 2 e x - e - x

Podendo escrevê-la como:

= - sinh ⁡ x

cosh ⁡ x será uma função par, pois

cosh ⁡ - x = 1 2 e - x + e x

= 1 2 e - + e - x

= cosh ⁡ x

Pela figura 6.9 . 1 , vemos claramente que o comportamento da função cosh ⁡ x é par uma vez que somando suas parcelas, uma curva é o espelho da outra. Já a função sinh ⁡ x , é ímpar pois uma de suas parcelas será negativa, ou seja, uma curva passará pelo quadrante negativo.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ache a integral indefinida geral. 13 . ∫ sen ⁡ x + senh ⁡ x d x
O projeto do Gateway Arch em St. Louis, Missouri, foi elaborado pelo arquiteto Eero Saarinan e implementado usando as equações fornecidas pelo Dr. Hannskarl Badel. As equações usadas para curva centra
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta. A equação cosh ⁡ x = sinh ⁡ x não tem solução.
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta. As identidades do Teorema 6.9 . 2 podem ser obtidas das correspondentes identidades trigonométricas substituindo as funções