Enunciado

Suponha que f seja uma função que é derivável em toda parte. Explique, se houver, a relação entre a periodicidade de f e a de f ' . Ou seja, se f for periódica, f ' também precisará ser periódica? Se f ' for periódica, f também precisará ser periódica?

Passo 1

Vamos lá, se f é uma função periódica temos que f ' será periódica também, vamos provar isso:

Vamos dizer que a função f é uma função periódica para todo x , então:

f x = f x + a

Onde a é um período, assim derivando os dois lados temos:

f ' x = f ' x + a ⋅ x + a ' = f ' x + a ⋅ 1 + 0 = f ' x + a

Pronto, f ' é uma função periódica.

Passo 2

Já se f ' é uma função periódica temos que f não precisa ser periódica, vamos ver como exemplo a função que não é periódica:

f x = cos ⁡ x + x

Derivando temos então a função:

f ' x = - sen ⁡ x + 1

Essa função não é periódica, assim se f ' é uma função periódica, f não precisa ser periódica.

Resposta

Se f é uma função periódica temos que f ' será periódica também, já se f ' é uma função periódica temos que f não precisa ser periódica.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

35- Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta.35- Se g x = f xs e nx , então g ´ x = f ´ x cos ⁡ x .
31-Uma escada de 3 m está apoiada em uma parede em um ângulo θ com a horizontal, conforme mostra a figura abaixo. A parte mais alta da escada está a x metros do solo. Se a base da escada for empurrada
33- Um holofote lança um facho de luz sobre uma parede distante 50 m dele, conforme a figura abaixo. A distância D entre o nível do chão e o local iluminado pelo facho na parede varia conforme o ângul
Use o Método de Newton para aproximar as dimensões do retângulo de maior área que pode ser inscrito sob a curva y = cos ⁡ x ,0 ≤ x ≤ π 2 , conforme a Figura Ex-32.
Um segmento de um círculo é a região compreendida por um arco e sua corda (ver Figura Ex-34). Se r for o raio do círculo θ , o ângulo subentendido no centro do círculo, então pode-se mostrar que a áre