Exercícios Resolvidos de Estruturas condicionais

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que leia do teclado as duas notas de um aluno, calcule e exiba a média aritmética das notas. O programa deve, adicionalmente, exibir uma mensagem de parabéns caso o aluno esteja aprovado (média superior ou igual a 5,0)

Passo 1

E ai! O enunciado já começa dizendo pra gente ler do teclado duas notas. Isso significa que a gente precisa perguntar pro usuário, e pra isso a gente usa a função input()! Mas se liga na conversão de tipos!

Quando a gente pensa em notas, qual tipo de dado a gente espera? Se pensar nas nossas notas na faculdade, são sempre números reais, saca? Porque tem vírgula e tudo mais… Então, a gente converte direto pra float o resultado do nosso input(). É sempre importante pensar no tipo de dado que a gente espera do usuário e já fazer a conversão direto do input(), beleza? Não esquece disso, pufavô!

Passo 2

Beleza! Agora a gente já tem as duas notas nas variáveis. Bora calcular a média aritmética. Bom, a média aritmética é dada pela soma de todos os dados dividido pela quantidade de dados. Nesse caso, só tem 2 (as duas notas).

Bora adaptar isso pra Python!

Agora sim! Temos a média! Precisamos exibir a média pro usuário, e pra isso a gente vai usar o print()!

Se liga que a gente usou formatação de string ali, e existem vários tipos de formatação de string. O ideal é usar aquele que seu professor ensinou, ok?! Eu escolhi um método pra usar aqui na resolução, mas seu professor vai ficar BOLADÃO se você usar um método diferente do que ele ensinou (professores têm esses probleminhas). Mas o programa tá fluindo, hein!!

Obs: tem um tópico super curtinho sobre formatação de string aqui na playlist, e o nome é Operações com Strings. Caso você não esteja ligado na parada, dá uma olhada lá depois, jae?!

Pra finalizar, precisamos fazer a verificação pra exibir a mensagem caso o aluno tenha média maior que 5, assim como manda o enunciado. Pra isso, bora usar uma estrutura condicional!

Passo 3

Precisamos checar se a média é maior que 5. Pra fazer verificações, precisamos da palavra-chave if, lembra dela?

A nossa estrutura condicional fica com essa cara. A gente quer que, se a média for maior que 5, exibir uma mensagem parabenizando o aluno. Vamos colocar esse código dentro do escopo do if.

Pronto! Agora, o segundo print() só vai ser executado quando a média for maior que 5. Bora testar?

Passo 4

Vou executar o programa e colocar alguns dados aleatórios que vierem na minha cabeça pra testar.

Reparou que, como a média é menor que 5.0, a mensagem do segundo if não foi exibida? A ideia das estruturas condicionais é justamente essa: mudar o comportamento do programa de acordo com diferentes situações. Vamos executar de novo!

Dessa vez, como a média foi maior do que 5, o segundo print() funcionou!

E é isso, finalizamos o ex! Te vejo no próximo, doido!

Resposta