Exercícios Resolvidos de Estruturas condicionais

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que receba a altura e o sexo de uma pessoa e calcule e mostre o peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas (onde h corresponde à altura):

Passo 1

E aí! Mano, tu percebeu que nosso programa tem que ter comportamentos diferentes dependendo do sexo do usuário? Pra conseguir fazer isso, vamos precisar de estruturas condicionais (if). Mas calma, primeiro, bora começar perguntando pro usuário o sexo e a altura.

Pronto! Repara que a gente criou um padrãozinho ali pra usuário escolher entre H ou M. Vamos considerar que o usuário digitou uma resposta válida, ok?! Um outro ponto que a gente não pode esquecer é de converter a altura pra float (número real). Isso porque a gente vai fazer conta com esse número, então a gente precisa dizer pro computador que o usuário vai digitar um numero, beleza?!

Passo 2

Agora, temos duas fórmulas pra aplicar. E pra escolher qual das fórmulas vamos aplicar, precisamos descobrir qual sexo foi digitado pelo usuário. Pra isso, vamos recorrer às estruturas condicionais!

Essa é a cara da nossa estrutura condicional. Se liga que a gente tá considerando que o usuário vai digitar sempre H ou M. Então, se não for H, é M, sacou? Se o enunciado tivesse falado pra gente checar se a entrada do usuário é inválida, aí a gente faria. Mas já que o professor não falou nada, a gente não faz. Quanto menos coisa a gente fizer, menos chance de errar! O macete é sempre fazer só o que o enunciado tá mandando, ok?!

Beleza! Agora, bora aplicar as fórmulas dentro da de cada escopo do if.

Show! Agora, depois do if a gente vai ter na variável “peso” o valor certo dependendo do sexo do usuário. Agora, a gente só precisa exibir a resposta.

Passo 3

Pra exibir o resultado da conta pro usuário, vamos usar a função print().

Mas se liga que, no print(), a gente usou uma formatação de string (com o % ali). Caso tu não esteja ligado no que é, dá uma olhada no tópico de Operações com Strings (é rapidinho, eu juro).

Bom, agora só falta a gente testar!

Passo 4

Pra testar, vou executar o programa e colocar alguns dados que vierem na minha cabeça.

Opa! Até aqui, tudo certo. Agora bora tentar colocar a mesma altura, mas com o sexo diferente.

Ahhh moleque! O programa tá aplicando fórmulas diferentes de acordo com o sexo que a gente coloca! TÁ FUNCIONANDO!

Show! Te vejo no próximo exercício, maninho! Até mais!

Resposta