Exercícios Resolvidos de Estruturas condicionais

Ver Teoria

Enunciado

Leia um número fornecido pelo usuário. Se esse número for positivo, calcule a raiz quadrada do número. Se o número for negativo, mostre uma mensagem dizendo que o número é inválido.

Passo 1

Fala aí, doido! Bora começar perguntando pro usuário o número, igual tá mandando no enunciado. Mas, se liga, a gente vai fazer conta com esse dado que o usuário digitar. Se a gente vai fazer conta, a gente espera que seja um número, certo?! Então vamos fazer conversões direto no input().

Vamo aos códigosss!

Se liga que no enunciado não diz se é pra ser número real ou inteiro. Nesse caso, eu escolhi usar números reais (float), mas se você usou inteiros, não vai ter problema. Se não tá no enunciado, o coração não sente! Agora, precisamos checar se esse número aí é positivo ou negativo. Vamos precisar de uma estrutura condicional!

Passo 2

Se liga na cara que nossa estrutura vai ter:

A expressão é, se os números forem maiores ou iguais a 0, então executa o primeiro bloco, se não (se forem negativos), o segundo bloco. Mas mano, não esquece que o que eu faço aqui é só uma solução possível, beleza?! Todos os exercícios de prog tem mais de uma solução! Vou até te dar um exemplo de outra cara que essa estrutura poderia ter:

Pronto! Inverti a parada. Se liga, agora, se o número for negativo o primeiro bloco vai ser executado. Caso contrário (o contrário de negativo é positivo), então o segundo bloco vai ser executado. Viu? O código ficou diferente, mas o resultado tá igualmente certo, jae? Bora continuar escrevendo os códigos para números positivos.

Passo 3

No enunciado tá dizendo que, se for positivo, temos que calcular a raiz quadrada. Bom, não tá dizendo que é pra exibir, mas nesse caso a gente deduz que é pra exibir o resultado. Até porque, se a gente não exibir, o programa não vai servir pra nada, né?

Pronto! Se for positivo, a gente calcula a raiz e exibe. Se liga que eu to usando formatação de string ali no print()! Existem vários tipos de formatação de string, e eu escolhi uma das formas de fazer. Mas o ideal é você usar o mesmo método que seu professor usa, beleza?

Obs: Se tu não tiver ligado em formatação de string, dá uma olhada no tópico Operações com Strings. É rapidão, olha lá!

Passo 4

Agora, vamos escrever o código pros números negativos. No enunciado tá dizendo que, se for negativo, a gente precisa exibir uma mensagem falando que o número é inválido. Bora fazer isso usando um print()!

Pronto! Agora, se o número for negativo, uma mensagem de erro vai ser exibida. Caso contrário, vai ser exibida a raiz quadrada do número. Bora testar?

Passo 5

Pra testar, bora executar nosso código!

Executei uma vez e coloquei 81. Como é positivo, o programa respondeu com a raiz quadrada. Agora vou executar de novo e colocar um número negativo.

Opa! Como o número é negativo, o programa retornou a mensagem de número inválido que a gente programou! TÁ TUDO FUNCIONANDOOOOOO!

Conseguimos! Te espero no próximo exercício, hein!

Resposta