Exercícios Resolvidos de Estruturas condicionais

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa para ler o número de lados de um polígono regular e a medida do lado (em cm). Calcular e imprimir o seguinte:

Passo 1

Ihhhh, para nossa alegria a gente não precisa calcular a área se for um pentágono. Pra começar nossa resolução, como em quase toda questão de prog 1, a gente vai perguntar umas paradas pro usuário: a medida do lado e a quantidade de lados. Mas quais são os tipos de dados de cada uma dessas informações?

A quantidade de lados é um número inteiro, e a medida é um número real. Quem concorda, respira.

Pronto! Agora a gente tem os dois dados que precisamos. Pra dar sequência no exercício, vamos precisar de uma estrutura condicional.

Passo 2

O enunciado tá dizendo pra gente checar se os dados se encaixam naquelas três situações. Bora criar o modelo da estrutura condicionado nos baseando no enunciado.

Bora começar calculando a as áreas do triângulo ou quadrado! Talvez você não se lembre, porque eu também não lembrava, mas o Google me disse que a área de um triângulo equilátero é dado pela seguinte fórmula:

Mas pelo menos a área do quadrado eu lembro, ok? Não me julgue.

Bora escrever essas fórmulas em Python!

Prontinho! Agora, bora exibir a área que a gente calculou.

Irado! Mas o enunciado também diz que a gente tem que dizer o nome da figura.

Passo 3

O nome da figura a gente pode dizer em qualquer um dos três casos. Pra isso, vamos lançar um print() brabo dentro de cada escopo do if.

Pronto! Antes de finalizar, bora testar.

Passo 4

Executei o programa e testei um triângulo. O resultado foi esse:

Brabo! Apareceu o nome e a área. Vou testar um pentágono e torcer pra dar tudo certo.

Aê! A área não foi calculada, mas apareceu o nome do polígono. Exatamente como diz no enunciado. Eba! Bora pro último teste, o quadrado!

FUNCIONOU TUDO! Agora a gente já pode finalizar o exercício.

Valeuuu! Até o próximo, doido!

Resposta