Enunciado

Faça um programa que leia um código de operação (+,-,* ou /), e também dois valores inteiros A e B. O programa deve calcular o resultado da operação escolhida aplicado a A e B. Por exemplo, se a operação escolhida foi * e A = 1 e B = 3, o programa deve fornecer como resultado o valor de 1*3, que é 3.

Passo 1

Ops, parece que a gente tem que perguntar alguma coisa pro usuário. Nesse caso, já é certo que vamos usar a função input(). Vamos começar lendo um operador matemático e dois números.

Mas tu lembra que a função input() sempre retorna string?! Acontece que a gente tá esperando dados numéricos em A e B (números inteiros, pra ser mais exato). Por isso, já vamos converter direto o valor recebido pelo input() pra inteiro usando a função int(). Assim, os valores salvos em A e B serão inteiros. Beleza, agora vamos fazer nossas operações matemáticas!

Passo 2

Bom, a operação matemática que a gente precisa fazer agora depende do operador que a gente recebeu do usuário. A gente precisa checar qual operador ele passou, e vamos fazer isso usando estruturas condicionais (if).

Beleza! O valor da nossa variável “resultado” depende do que tem dentro da variável “operador”. Agora, a gente só precisa exibir pro usuário.

Passo 3

Exibir pro usuário sempre nos obriga a usar a função print() hahaha. Vamos lá!

Pronto! Agora, o resultado vai ser exibido logo depois de ser calculado. E assim, a gente finaliza a questão. Te espero na próxima, doido!

Mas sa

Resposta

Exercícios Relacionados