Amostras de uma espuma, provenientes de três fornecedores, são classificas com relação a satisfazer ou não especificaçães de fabricação. Os resultados de 100 amostras são resumidas a seguir
Atende as especificações
sim não
fornecedor 1 18 2
2 17 3
3 50 10
Designe por o evento em que uma amostra seja proveniente do fornecedor 1 e por o evento em que uma amostra atenda às especificações. Se uma amostra de espuma for selecionada ao acaso, determine as seguintes probabilidades:
.

Passo 1

O enunciado dá o número total de amostras ( 100) e a contagem de amostras de cada fornecedor que atendem ou não às especificações. Queremos a probabilidade de escolher ao acaso uma amostra do fornecedor 1, isto é o evento A. Para resolver usamos probabilidade clássica por frequência relativa.

Passo 2

Contamos quantas amostras vêm do fornecedor 1 somando as que atendem ( 18) e as que não atendem ( 2):
total do fornecedor 1 = 18 + 2 = 20

Passo 3

A probabilidade de ocorrer A é a razão entre o número de amostras do fornecedor 1 e o total de amostras:
P(A) = 20100 = 0,2

Resposta

P(A)=0,2

Exercícios relacionados