Atualmente, para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), podem ser utilizados dois sistemas de referência. Um caracteriza- se como um sistema de caráter global com origem geocêntrica, o qual é consistente com a alta precisão oferecida pelas novas tecnologias de posicionamento; o outro, de caráter regional e origem topocêntrica, ainda é utilizado no SGB, entretanto, sua utilização se restringe às atividades de mapeamento terrestre sistemático do país. Estes dois sistemas são, respectivamente,
A) Córrego Alegre e SAD 69.
B) SIRGAS e SAD 69 .
C) SAD 69 e SIRGAS.
D) WGS 84 e Córrego Alegre.
E) WGS 84 e SAD 69.
A) Córrego Alegre e SAD 69.
B) SIRGAS e SAD 69 .
C) SAD 69 e SIRGAS.
D) WGS 84 e Córrego Alegre.
E) WGS 84 e SAD 69.
Passo 1
O enunciado pergunta quais são, no Sistema Geodésico Brasileiro, o sistema de referência de caráter global e de origem geocêntrica (consistente com as tecnologias modernas de posicionamento) e o sistema de caráter regional e de origem topocêntrica (usado para mapeamento terrestre sistemático).
Passo 2
O sistema de referência global e de origem geocêntrica adotado no SGB é o SIRGAS. Esse datum é alinhado ao sistema internacional de posicionamento por satélite (baseado no ITRF) e, portanto, oferece alta precisão e consistência global.
Passo 3
O sistema de referência regional e de origem topocêntrica ainda empregado para mapeamento sistemático no SGB é o SAD
. Ele foi definido a partir de uma rede de estações locais com origem no marco de Córrego Alegre, possuindo precisão adequada ao mapeamento tradicional.
Passo 4
Portanto, o par “global geocêntrico” e “regional topocêntrico” corresponde a SIRGAS e SAD
, respectivamente.
Resposta
B) SIRGAS e SAD 69.