Para cada uma das seguintes moléculas ou íons moleculares forneça o número estérico, o número de pares não ligantes do átomo central e a geometria da espécie (fazer um esboço e dar o nome). No caso das espécies neutras indicar se são polares ou apolares.
Passo 1
O enunciado pede que, para a molécula
, apliquemos a teoria VSEPR para determinar (
) o número estérico do enxágue de elétrons ao redor do átomo central, (
) o número de pares de elétrons não ligantes nesse átomo, (
) a geometria eletrônica e a geometria molecular (com esboço e nome da forma) e, por se tratar de espécie neutra, indicar se é polar ou apolar.
Passo 2
Primeiro montamos a estrutura de Lewis de
. O enxofre tem
elétrons de valência e cada hidrogênio tem
, totalizando
elétrons. Cada ligação S–H utiliza
elétrons, consumindo
elétrons, sobrando
elétrons para pares não ligantes. Esses
elétrons formam
pares isolados sobre o enxofre.
O número estérico é dado por
O número estérico
Aqui temos
pares ligantes (cada ligação S–H) e
pares não ligantes, logo
Passo 3
Segundo VSEPR,
corresponde a geometria eletrônica tetraédrica. Retirando-se os pares não ligantes, a geometria molecular é angular (dobrada). Um esboço simplificado é
…
H–S–H
…
H–S–H
…
onde “
” representam os dois pares não ligantes. O nome da forma molecular é angular (ou dobrada). O ângulo H–S–H fica em torno de
.
Como há diferença de eletronegatividade entre S e H e a molécula é angular, o vetor soma dos momentos dipolares não se anula. Portanto, é polar.
Como há diferença de eletronegatividade entre S e H e a molécula é angular, o vetor soma dos momentos dipolares não se anula. Portanto,
Resposta
Número estérico:
Pares não ligantes no átomo central:
Geometria eletrônica: tetraédrica
Geometria molecular: angular (dobrada)
Polaridade: polar
Pares não ligantes no átomo central:
Geometria eletrônica: tetraédrica
Geometria molecular: angular (dobrada)
Polaridade: polar