Uma carga puntiforme de -10 mu C é imersa num campo elétrico, cuja intensidade local é 10^6 N/C e tem sentido horizontal, da esquerda para a direita. Pedem-se a intensidade, a direção e o sentido da força que atua sobre a carga.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma carga pontual de -10 , muC (que é microcoulombs) colocada num campo elétrico com intensidade de 10^6 , N/C. Esse campo está direcionado horizontalmente da esquerda para a direita. Nosso objetivo é descobrir qual é a intensidade da força que age sobre essa carga, além da direção e sentido dessa força. Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula que relaciona força elétrica, carga e intensidade do campo elétrico.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar qual é a fórmula que relaciona a força elétrica ( F), a carga ( q) e o campo elétrico ( E). A fórmula é:
F = q cdot E
Isso significa que a força é igual à carga multiplicada pelo campo elétrico.

Passo 3

Agora, vamos substituir os valores que temos na fórmula. A carga q é -10 , muC, que em coulombs fica -10 times 10^-6 , C. O campo elétrico E é 10^6 , N/C na direção da esquerda para a direita.
F = (-10 times 10^-6 , C) cdot (10^6 , N/C)

Passo 4

Fazendo a multiplicação:
F = -10 times 10^-6 times 10^6 , N
F = -10 , N

Passo 5

O resultado F = -10 , N significa que a força tem intensidade de 10 , N. O sinal negativo indica que a direção da força é oposta à direção do campo elétrico.

Resposta

A força que atua sobre a carga tem intensidade de 10 , N, está direcionada horizontalmente da direita para a esquerda e tem sentido na direção oposta ao campo elétrico.

Exercícios relacionados