Checkpoint 3.1.1
Desenhe várias linhas de campo representando o campo elétrico de uma partícula isolada carregada positivamente. Repita para uma partícula carregada negativamente.
Passo 1
O enunciado pede para construir esquemas de linhas de campo elétrico de uma partícula pontual isolada, primeiro com carga positiva e depois com carga negativa. O conteúdo é eletrostática: usamos a regra de que as linhas de campo elétrico partem de cargas positivas e terminam em cargas negativas, sendo sua densidade angular indicativa da intensidade do campo naquele ponto.
Passo 2
Para a partícula carregada positivamente, faça o seguinte desenho:
- Marque um ponto no centro para representar a carga
. - A partir desse ponto, desenhe várias linhas retas (por exemplo, 8) saindo radialmente, igualmente espaçadas em ângulo de
. - Em cada linha, coloque uma seta apontando para fora do ponto central, pois o campo empurra cargas de prova positivas para longe da carga
. - Mantenha todas as linhas com mais ou menos o mesmo comprimento e espaçamento angular uniforme, mostrando a simetria esférica do campo.
Passo 3
Para a partícula carregada negativamente, repita o mesmo procedimento, com a única diferença de que as setas agora devem apontar para o centro:
- Marque um ponto para representar a carga
. - Desenhe o mesmo número de linhas (por exemplo, 8) radialmente, com espaçamento angular igual.
- Em cada linha, coloque a seta apontando em direção ao ponto central, pois o campo atrai cargas de prova positivas para a carga negativa.
- Novamente, preserve a simetria esférica no espaçamento.
Resposta
Para carga positiva: linhas de campo radiais com setas para fora do ponto central.
Para carga negativa: linhas de campo radiais com setas voltadas para dentro do ponto central.
Para carga negativa: linhas de campo radiais com setas voltadas para dentro do ponto central.